Compreensões intuitivas de média aritmética apresentadas por estudantes do 6°ano do Ensino Fundamental

Conteúdo do artigo principal

Clarissa Coragem Ballejo
Cristiane de Arimatéa Rocha
Antonio Carlos de Souza

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar os níveis de resposta de 31 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, matriculados em uma escola da rede privada da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. A pesquisa é qualitativa, e a coleta de dados se deu mediante os registros feitos pelos discentes na atividade aplicada, a partir de suas ideias intuitivas, cujas situações envolvendo média utilizaram como contexto o álbum de figurinhas da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022. Os resultados indicam que – tanto para o cálculo da média aritmética quanto para sua compreensão de significado – a maioria dos estudantes se concentra no nível multiestrutural. As respostas dos discentes revelaram que, embora este assunto ainda não tenha sido abordado na escola, eles já apresentam noções intuitivas sobre o significado de média aritmética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ballejo, C. C., Rocha, C. de A., & Souza, A. C. de. (2023). Compreensões intuitivas de média aritmética apresentadas por estudantes do 6°ano do Ensino Fundamental. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e038. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-38
Seção
DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BATANERO, C. Significado y comprensión de las medidas de posición central. UNO: Revista de Didáctica de las Matemáticas, La Rioja, n. 25, p. 41-58, 2000.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental.

Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, 5ª a 8ª série. Brasília: MEC-SEF. 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio 2016.

CAZORLA, I.; SANTANA, E. Tratamento da informação para o ensino fundamental e médio. Itabuna: Via Litterarum, 2006.

CAZORLA, I.M; SANTANA, E. R. S.; UTSUMI, M. C. O campo conceitual da Média Aritmética: uma primeira aproximação conceitual. REVEMAT, Florianópolis (SC), v.14, Edição Especial Educação Estatística, p.1-21, 2019. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62827.

EUGÊNIO, R. S. Explorações sobre a média no software TinkerPlots 2.0 por estudantes do Ensino Fundamental. 2013. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Programa de Pós-Graduação. Centro de Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife/PE, 2013.

EUGÊNIO, R. S.; CARVALHO, L.M.T.L; MONTEIRO, C.E.F. Média aritmética em diferentes situações: identificando níveis de interpretação de estudantes do Ensino Fundamental. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.18, n.3, pp.1183-1201, 2016.

MAGINA, S.; CAZORLA, I.; GITIRANA, V.; GUIMARÃES, G. Concepções e concepções alternativas de média: Um estudo comparativo entre professores e

alunos do Ensino Fundamental. Educar em Revista, Curitiba: Ed UFPR, n. especial 2, p. 59-72, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nspe2/04.pdf. Acesso em: 10 mai. 2023.

DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000500004.

MARQUES, M.; GUIMARÃES, G.; GITIRANA, V. Compreensões de Alunos e Professores sobre Média Aritmética. Bolema, Rio Claro (SP), v. 24, n. 40, p. 725-745, dez. 2011.

MELO, M.C.M. Fazendo média: compreensões de alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Pernambuco. Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Recife, 2010.

MOORE, D. S. Statistics for all: Why, what and how? In D. Vere-Jones (Ed.), International Conference on Teaching Statistics, 3. Volume 1. School and General Issues, International Statistical Institute, Proceedings [...] Voorburg, The Netherlands, 1990. p. 423–428.

PANINI. FIFA World Cup Qatar 2022. 2022.

PILATI, G. C.; MARTINS, R.; KATO, L. A. Um Estudo Exploratório sobre a Noção Intuitiva do Volume da Esfera. Revista de Ensino Educação Ciências Humanas., v. 18, n.1, p. 66-75, 2017. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/3970. Acesso em: 14 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n1p66-75.

PORCIÚNCULA, M.; BATISTI, I. Estado do conhecimento acerca da Educação Estatística no contexto da Educação Infantil. Ensino Em Re-Vista, v. 30, p. 1-28, 2023. DOI: http://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-4.

SOARES, E.M.S. Formalização e intuição no contexto do conhecimento, do ensino e da atuação social. Zetetiké, v.3, n.3, p.63-70, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646910/1381. Acesso em: 14 jun. 2023.

STRAUSS, S.; BICHLER, E. The development of children’s concepts of the arithmetic average. Journal for Research in Mathematics Education, Reston, v. 19, n. 1, p. 64-80, 1988. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/749111. Acesso em: 19 jun. 2023.

WATSON, J. M.; MORITZ, J. B. The beginning of statistical inference: Comparing two data sets. Educational Studies in Mathematics, v. 37, p. 145–168, 1999.

WATSON, J. M.; MORITZ, J.B. The longitudinal development of understanding of average. Mathematical Thinking and Learning, v. 2, n. 1-2, p. 11-50, 2000.

WATSON, J. M. Statistical literacy at school: growth and goals. Mahwah, NL: Lawrence Erlbaum, 2006.