O metatexto de uma pesquisa no campo da Educação Estatística: a constituição dos saberes da formação profissional

Conteúdo do artigo principal

Willian Damin
Rudolph dos Santos Gomes Pereira

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o metatexto construído a partir da síntese da análise dos resultados do desenvolvimento de um Projeto de Ensino de Estatística na formação inicial de professores de matemática para a constituição dos saberes da formação profissional. As aulas foram utilizadas para leitura de textos, realização de tarefas estatísticas, construir/analisar materiais didáticos para o ensino, as competências estatísticas e o seu desenvolvimento na Educação Básica. Pautado na análise textual discursiva e a partir da categoria “Saberes docentes” e das subcategorias, “Saberes disciplinares”, “Saberes curriculares” e “Saberes provenientes da formação profissional”, foi construída uma nuvem que agrupou e organizou as palavras graficamente em função da sua frequência, isto é, realizou-se uma análise lexical quantitativa. Para observar a conexidade entre as palavras ativas nos excertos, realizou-se uma análise de similitude, o que possibilitou identificar as coocorrências, isto é, a combinação sintática ou semântica das palavras. Essa interpretação possibilitou encontrar como resultado, a preocupação dos licenciandos em como ensinar Estatística e desenvolver seus conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Damin, W., & Pereira, R. dos S. G. (2023). O metatexto de uma pesquisa no campo da Educação Estatística: a constituição dos saberes da formação profissional. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e031. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-31
Seção
DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas

Referências

ALBUQUERQUE, L. C. de. GONTIJO, C. H. The complexity of mathematics teacher training and its implications for teaching practice. Espaço Pedagógico, vol. 20, no. 1, pp. 76-87, Jan./Jun. 2013. Available at: http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/3508/2293. Accessed on June 12, 2023.

CAMPOS, C. R; et al. Statistical Education in the Context of Critical Education. Bolema, Rio Claro (SP), vol. 24, no. 39, pp. 473-494, Aug. 2011.

CONTI, K. C.; CARVALHO, D. Literacy in the construction of tables by Youth and Adult Education students. Bolema. Rio Claro (SP), vol. 24, pp. 637-658, 2011.

COSTA, A.; NACARATO, A. M. Stochasticity in the Mathematics Teacher Training: perceptions of teachers and trainers. Bolema, Rio Claro (SP), vol. 24, no. 39, pp. 367-386, 2011.

GAUTHIER, C. Towards a Pedagogy Theory: contemporary research on teaching knowledge. Ijuí-RS: UNIJUÍ Publishing, 1998.

LOPES, C. A. E. Teaching Statistics and Probability in Basic Education and Teacher Training. Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, no. 74, pp. 57-73, Jan./Apr. 2008. Available at http://www.cedes.unicamp.br. Accessed on June 10, 2023.

LOPES, C. A. E. Teaching Statistics and Probability in Basic Education and Teacher Training. Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, no. 74, pp. 57-73, Jan./Apr. 2008.

LUCCAS, S. The introductory teaching of Mathematics in Administration courses: development of a pedagogical proposal. 2011, 366 pages. Thesis (Doctorate in Science Education and Mathematics Education) – Graduate Program in Science Education and Mathematics Education, State University of Londrina. Londrina, 2011.

MARTINS, M. E.; PONTE, J. P. Data Organization and Processing. Lisbon: MEDGIDC, 2011.

MORAES, R. A storm of light: understanding enabled by discursive textual analysis. Science and Education, vol. 9, no. 2, pp. 191-211, 2003.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Discursive Textual Analysis. Ijuí: Unijuí, 2007. 224 pages.

PAMPLONA, A. S.; CARVALHO, D. Statistics Education in Mathematics Teacher Training: the integration of student teachers into the mathematics teacher professional community. Bolema, Rio Claro (SP), Year 22, no. 32, 2009, pp. 47-60.

PARANÁ. State Department of Education. Curricular Guidelines for Basic Education: Mathematics. Paraná: SEED/DEB, 2008.

PEREIRA, R. S. G. Distance Education and Continuing Education of Mathematics Teachers: contributions from a formative context to the teacher's knowledge base. 2015. 219 pages. Thesis (Doctorate in Education) – Faculty of Science and Technology, São Paulo State University "Júlio de Mesquita Filho". Presidente Prudente/SP, 2015.

ROLDÃO, M. C. Teaching Function: nature and construction of professional knowledge. Brazilian Journal of Education. São Paulo (SP), vol. 12 no. 34, pp. 94-103, 2007. Available at: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a08v1234.pdf. Accessed on June 14, 2023.

SANTOS, R.; PONTE, J. P. The interpretation of measures of central tendency by future teachers and educators in the performance of statistical research. In: Proceedings of the XXIII SIEM, Lisbon, 2012, pp. 482-484.

SHULMAN, L. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington (USA), vol. 15, no. 2, pp. 4-14, 1986.

SHULMAN, L. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, no. 57 (1), pp. 1-22, 1987.

SILVA, M. A.; The Presence of Statistics and Probability in the Prescribed Curriculum of Mathematics Teacher Education Programs: an analysis of the possible mismatch between curriculum guidelines for Basic Education and the initial training of mathematics teachers. Bolema, Rio Claro (SP), vol. 24, no. 40, pp. 747-764, Dec. 2011.

TARDIF, M. Teacher Knowledge and Professional Training. 17th edition. Petrópolis, RJ: Voices, 2014.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; GAUTHIER, C. Teacher Training and Social Contexts. Translated by Emília Laura Seixas. Porto, Portugal: Rés, 2001.

WALICHINSKI, D.; SANTOS JUNIOR, G. Statistics in the Final Years of Primary Education: contributions from a contextualized teaching sequence. UTFPR Institutional Repository, Curitiba, 2012.