O metatexto de uma pesquisa no campo da Educação Estatística: a constituição dos saberes da formação profissional
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Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar o metatexto construído a partir da síntese da análise dos resultados do desenvolvimento de um Projeto de Ensino de Estatística na formação inicial de professores de matemática para a constituição dos saberes da formação profissional. As aulas foram utilizadas para leitura de textos, realização de tarefas estatísticas, construir/analisar materiais didáticos para o ensino, as competências estatísticas e o seu desenvolvimento na Educação Básica. Pautado na análise textual discursiva e a partir da categoria “Saberes docentes” e das subcategorias, “Saberes disciplinares”, “Saberes curriculares” e “Saberes provenientes da formação profissional”, foi construída uma nuvem que agrupou e organizou as palavras graficamente em função da sua frequência, isto é, realizou-se uma análise lexical quantitativa. Para observar a conexidade entre as palavras ativas nos excertos, realizou-se uma análise de similitude, o que possibilitou identificar as coocorrências, isto é, a combinação sintática ou semântica das palavras. Essa interpretação possibilitou encontrar como resultado, a preocupação dos licenciandos em como ensinar Estatística e desenvolver seus conceitos.
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