Idoneidade didática na formação de professores: análise do ensino de estatística por meio de projetos

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Suzi Samá
Marta Élid Amorim
Carmen Batanero

Resumo

Na formação inicial de professores é importante contemplar tanto o conhecimento dos conceitos estatísticos quanto o conhecimento didático, o que impõe desafios no planejamento didático-pedagógico e na adoção dos recursos tecnológicos digitais. Assim, o artigo tem por objetivo analisar um processo de formação de futuros professores de Estatística da Educação Básica por meio da metodologia de projetos no ensino não presencial. A pesquisa está fundamentada na Teoria da Idoneidade Didática. A metodologia adotada na análise dos dados foi a Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que o trabalho com projetos contribuiu para a adaptação dos futuros professores à vida profissional e à sociedade, bem como os recursos tecnológicos digitais promoveram a interação entre os estudantes e o professor. Esses resultados permitem concluir que o ensino de Estatística por meio de projetos, com o suporte de diferentes recursos didáticos, possibilitou relacionar os conteúdos estatísticos com outros conhecimentos científicos e sociais.

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Como Citar
Samá, S., Amorim, M. Élid, & Batanero, C. (2023). Idoneidade didática na formação de professores: análise do ensino de estatística por meio de projetos. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e029. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-29
Seção
DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas

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