Robótica na educação básica e o currículo de ciências e matemática: reflexões a partir de uma experiência concreta
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo qualitativo analisa possíveis articulações do currículo de ciências e matemática com um projeto de robótica educacional desenvolvido no Ensino Fundamental I e II a partir de análise documental e entrevistas com docentes integrantes do projeto. Os resultados indicam lacunas de informações nos documentos escolares, sobretudo no que se refere à avaliação, tanto no Projeto de Robótica (PR) quanto na Proposta Pedagógica. Ainda que ocorra a articulação parcial do currículo prescrito da Base Nacional Comum Curricular com o PR, os dados evidenciam que não há reconfiguração e ressignificação desse currículo no contexto local. O estudo salienta que a robótica educacional pode ser um recurso promissor para atividades pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento do pensamento lógico, da crítica e da percepção das relações entre os conteúdos curriculares e a sociedade, desde que as ações educativas tenham intencionalidade pedagógica clara e estejam claramente articuladas tanto ao currículo prescrito quanto ao experienciado.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
ALMEIDA, M. E. B.; SILVA, M. G. M. Currículo, tecnologia e cultura digital: Espaços e tempos de Web Currículo. Revista e-Curriculum, v. 7, n.1, p.1-19, abr. 2011. Disponível: http://revistas.pucsp.br/index.php/ curriculum/article/view/5676. Acesso em: 01 ago. 2021.
ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.
BLIKSTEIN, P. Computationally Enhanced Toolkits for Children: Historical Review and a Framework for Future Design. Foundations and Trends® in Human - Computer Interaction, v. 9, n. 1, p. 1-68, dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1561/1100000057. Acesso em: 21 jun. 2023.
BLIKSTEIN, P.; VALENTE, J. A.; MOURA, E. M. Educação Maker: Onde está o currículo?. Revista e-Curriculum, v.18, n.2, p. 523-544, abr/jun. 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/48127/32229#. Acesso em: 20 set. 2022.
CAMPOS, F. R. Robótica Educacional no Brasil: questões em aberto, desafios e perspectivas futuras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2108–2121, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8778. Acesso em: 7 out. 2022.
CARDOSO, M. R. G.; OLIVEIRA, G. S.; GHELLI, K. G. M. Análise de Conteúdo: uma metodologia de pesquisa qualitativa. In: Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 43, p. 98-111, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2347. Acesso em: 08 dez. 2022.
CETIC.br. Educação e tecnologias digitais [livro eletrônico]: desafios e estratégias para a continuidade da aprendizagem em tempos de COVID-19. São Paulo, SP : Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2021. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/educacao-e-tecnologias-digitais-desafios-e-estrategias-para-a-continuidade-da-aprendizagem-em-tempos-de-covid-19/. Acesso em: 27 jun. 2022.
CÉSAR, D. Robótica Pedagógica I. In: MILL, D. (Org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. Campinas: Papirus, 2018.
DOUGHERTY, D. Free to Make: how the maker movement is changing our schools, our jobs and our minds. Berkley, CA: North Atlantic Books, 2016.
GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo. Uma Reflexão sobre a prática. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.
GONÇALVES, R. M.; MACHADO, T. M. R.; CORREIA, M. J. N. A BNCC na contramão das demandas sociais: planejamento com e planejamento para. Práxis Educacional, v. 16, n. 38, p. 338-351, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6012. Acesso em: 21 abr. 2022.
GONZAGA, S. E. Metodologias ativas na robótica educacional: possíveis articulações com o currículo de ciências? 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal de Itaubá, Itajubá/MG, 2022. Disponível em: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3299. Acesso em: 26 jun. 2023.
JESUS, A. R. de. Currículo e Educação: Conceito e questões no contexto educacional. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE), 8, 2008, Curitiba. Anais do... Curitiba: PUCPR, 2008.
LOPES, A. C; MACEDO, E. Currículo: debates contemporâneos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2015.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
RAABE, A.; GOMES E. B. Maker: uma nova abordagem para tecnologia na educação. Revista Tecnologias na Educação: Edição Temática VIII, v. 26, n.10, p. 6-20, set. 2018. Disponível em: https://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2018/09/Art1-vol.26-EdicaoTematicaVIII-Setembro2018.pdf. Acesso em: 18 out. 2020.
RODRIGUES, A. Mídias, efeitos de sentido e práticas de leitura e escrita: o que nos contam as narrativas digitais? Leitura: teoria e prática, v. 37, p. 101-113, 2019. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/750. Acesso em: 13 maio 2023.
RODRIGUES, A. Narrativas digitais, autoria e currículo na formação de professores mediada pelas tecnologias: uma narrativa-tese. 2017. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) -Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. 274 f. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20196. Acesso em: 15 jul. 2022.
RODRIGUES, A.; ALMEIDA, M. E. B. Narrativas digitais, cultura maker e pensamento computacional: reflexões sobre possibilidades de articulação e aplicação em contextos educacionais. In: CAMPOS, F. R.; BLIKSTEIN, P. (Org.). Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Editora Penso, 2019. p. 148-158.
ROJO, R. Gêneros discursivos do Círculo Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, R. (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. p. 13-36.
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
VALENTE, J. A. Integração do pensamento computacional no currículo da Educação Básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista e-Curriculum, v. 14, n.3, p. 864-896, jul/set. 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/29051. Acesso em: 18 de jan. 2023.