Narrativas de professores que ensinam matemática: um olhar para dificuldades e métodos de ensino utilizados nos Anos Finais do Ensino Fundamental
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Resumo
Este artigo buscou analisar as dificuldades enfrentadas em sala de aula pelos professores que ensinam matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e investigar os métodos de ensino por eles utilizados, observando se estes estimulam e despertam no aluno o desejo e o interesse em estudar matemática. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista narrativa com seis professores que atuam na rede pública municipal de Itapecuru Mirim (Maranhão). Com base nos resultados foi possível compreender que as dificuldades enfrentadas estão relacionadas a falta de conhecimento na leitura e escrita e a falta de domínio das operações básicas da matemática por parte dos alunos; a falta de infraestrutura nas escolas; e a falta de acompanhamento da família nesse processo. Quanto aos métodos, constatou-se que os professores utilizam o método da exposição, porém buscam outros métodos de ensino com o intuito de estimular e despertar o interesse dos alunos.
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