Narrativas de professores que ensinam matemática: um olhar para dificuldades e métodos de ensino utilizados nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Conteúdo do artigo principal

Marisa Pereira de Abreu
Rayane de Jesus Santos Melo
Mauro Guterres Barbosa

Resumo

Este artigo buscou analisar as dificuldades enfrentadas em sala de aula pelos professores que ensinam matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e investigar os métodos de ensino por eles utilizados, observando se estes estimulam e despertam no aluno o desejo e o interesse em estudar matemática. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista narrativa com seis professores que atuam na rede pública municipal de Itapecuru Mirim (Maranhão). Com base nos resultados foi possível compreender que as dificuldades enfrentadas estão relacionadas a falta de conhecimento na leitura e escrita e a falta de domínio das operações básicas da matemática por parte dos alunos; a falta de infraestrutura nas escolas; e a falta de acompanhamento da família nesse processo. Quanto aos métodos, constatou-se que os professores utilizam o método da exposição, porém buscam outros métodos de ensino com o intuito de estimular e despertar o interesse dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Abreu, M. P. de, Melo, R. de J. S., & Barbosa, M. G. (2023). Narrativas de professores que ensinam matemática: um olhar para dificuldades e métodos de ensino utilizados nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e020. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-20
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

Referências

BATISTA, D. E. S. Analisando algumas das dificuldades dos alunos do Ensino Fundamental, Anos Finais, na aprendizagem de conteúdos matemáticos. 2022. 60 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó – RN, 2022.

BRASIL. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 2023. Disponível em: https://qedu.org.br/. Acesso em: 28 mai. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos PCN. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

CARNEIRO, I. M. Dificuldade de leitura e escrita no processo de alfabetização um estudo na classe de aceleração. 2007. 27 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências da Educação-FACE, Centro Universitário de Brasília-UNICEUB, Brasília, 2007.

DUARTE, N. O compromisso político do educador no ensino da matemática: In: DUARTE, N.; OLIVEIRA, B. Socialização do saber escolar. São Paulo: Cortez,1987.

FIORENTINI, D.; SANTOS, R. M.. Apontamentos e percursos metodológicos nas pesquisas do estado da arte em educação matemática. Boletim cearense de educação e história da matemática. Vol. 08, n. 24, p. 01 – 18, 2021.

GODOY, A. S. Refletindo sobre critérios de qualidade da pesquisa qualitativa. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 3, n. 2, p. 81-89, mai./ago. 2005.

JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. W. Entrevista narrativa. In: BAUER, M. W.;GASKELL, G. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 90-113.

LIBÂNEO, J. C.. Didática. Editora Cortez, São Paulo, 2006.

LIMA, M. S; et al. As dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita no Ensino Fundamental e o seu contexto escolar. Revista Científica Semana Acadêmica, v. 01, 2017. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_socorrimha_ 0.pdf. Acesso em: 28 mai. 2023.

LORENZATO, S. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção formação de professores).

LORENZATO, S. Para aprender matemática. 3. ed. Campinas, SP: Ed. Autores Associados, 2010.

MARANHÃO. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular do Território Maranhense para Educação Infantil e Ensino Fundamental. Rio de Janeiro: FGV Editora 2019.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M.; Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MOURA, J. F; NACARATO, A. M. A entrevista narrativa: dispositivo de produção e análise de dados sobre trajetórias de professoras. Caderno de Pesquisa, São Luís – MA, v. 23, n. 2, jan./abr. 2017.

PIAGET, J.. Para onde vai à educação. Rio de Janeiro. José Olímpio, 2007.

REIS, L. R.. Rejeição à matemática: causas e formas de intervenção. 2005. 12 f. Monografia (Graduação em Matemática) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2005. Disponível em: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1737. Acesso em: 28 mai. 2023.

SILVA, P.. Escola-Família, uma relação armadilhada. Porto: Afrontamento, 2003.

SILVEIRA, M. R. A.. “Matemática é Difícil”: um sentido pré-construído evidenciado na fala dos alunos. 2002. Disponível em: http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_ producoes/docs_25/matematica.pdf. Acesso em: 28 mai. 2023.

SOARES, M. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2003.

TATTO, F.; SCAPIN, I. J.. Matemática: por que o nível elevado de rejeição? Revista de Ciências Humanas, v. 5, n. 5, 2004. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/245. Acesso em: 28 mai. 2023.