A alfabetização da criança de seis anos no Ensino Fundamental de 9 anos

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Sueine Gonçalves Januário
Maria Sirlene Pereira Schlickmann
Leonete Luzia Schmidt

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de alfabetização e letramento, no 1º ano do ensino fundamental, depois da Lei  11.274/2006, que alterou o tempo do Ensino Fundamental de oito para nove anos. Trata-se de uma pesquisa de campo realizada por meio de observações e entrevistas, analisada sob a perspectiva da alfabetização e letramento, conforme as políticas para o Ensino fundamental de nove anos. Em termos de resultados, pode-se inferir que há necessidade de condições diferentes das atuais, para que as crianças de seis anos tenham, na escola, condições efetivas de alfabetização com letramento, no 1º ano do ensino fundamental com respeito às suas singularidades. Afinal, elas continuam sendo crianças, quando chegam à escola. Há, ainda, uma predominância do uso dos métodos sintético e analítico, em detrimento da compreensão da função social da escrita.

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Como Citar
Januário, S. G., Schlickmann, M. S. P., & Schmidt, L. L. (2023). A alfabetização da criança de seis anos no Ensino Fundamental de 9 anos . Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e018. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-18
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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