Da formação à atuação docente na Educação Infantil: o tabu da docência masculina

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Junior Neto Santana
Adão Aparecido Molina

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar, sob uma perspectiva histórica, socioeconômica e política, a realidade na qual a presença masculina no curso de formação inicial de professores pedagogos e a possível atuação docente na educação de crianças pequenas é muito baixa e, por ora, alvo de diversos discursos sociais estereotipados, que sustentam a ideia de não pertencimento. De natureza qualitativa e exploratória, o mesmo, concentra-se no ato de provocar um novo olhar sobre dadas imposições de gênero, que sustentam a ideia estereotipada em relação aos espaços do homem e da mulher no âmbito educacional. Destaca, em especial, que a presença masculina no curso de Pedagogia e no exercício docente na Educação Infantil, ainda é um tabu a ser superado. Aponta que, quando a presença masculina existe nesses espaços, ela é alvo de diversos questionamentos sobre sua moral, ética, profissionalismo e até mesmo sua masculinidade.

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Como Citar
Santana, J. N., & Molina, A. A. (2023). Da formação à atuação docente na Educação Infantil: o tabu da docência masculina. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e014. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-14
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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