Reflexões e reticências: enunciações sobre o Ensino Remoto em tempos de pandemia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho apresenta uma investigação acerca das enunciações que os estudantes têm dito sobre o ensino remoto no período de pandemia do COVID-19. Para produzir os dados, aplicamos um questionário para alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no Rio Grande do Sul. Identificamos que a maioria acessam as atividades em casa, e se conectam a internet via wi-fi. A maioria não aprova o ensino remoto; poucos consideram tranquilo. Nesse grupo é possível observar que existe uma estrutura social e psicológica os amparando. Os estudantes apontam dificuldades de entendimento para a realização das atividades, mencionando cinco disciplinas. Da análise construímos dois enunciados: 1) o ensino remoto não é aprovado por aqueles estudantes com falta de estrutura física e/ou auxílio de responsáveis; e 2) o ensino remoto é uma alternativa viável no período de pandemia.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
COSTA, G. B. Esperamos que agosto seja o pico da covid-19 nas Américas, diz Opas. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2020/08/04/esperamos-que-agosto-seja-o-pico-da-covid-19-nas-americas-diz-opas.htm. Acesso em: 10 out. 2020.
DAYRELL, J. A escola como espaço sócio-cultural. In: Múltiplos olhares sobre a educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. (8a ed.) Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2013.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula Inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Loyola, 2014, 74.
IBGE EDUCA. Conheça o Brasil – População Educação. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html. Acesso em: 18 jun. 2021.
KOEPPE, C. H. B.; FERREIRA, S. R.; CALABRO, L. Saúde em jogo: Ensino de Ciências e prevenção à contaminação viral para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Thema. v.18, p.170-183, ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.170-183.1845.
LARROSA, J. Pedagogia Profana: Danças, Piruetas e Mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
MUNICIPIO. Decreto nº 6.249, de 17 de março de 2020. Dispõe acerda de medidas temporárias a serem adotadas pela Administração Pública Municipal, objetivando a prevenção ao contágio, o enfrentamento da propagação do agente patógeno denominado coronavírus (COVID-19). Disponível em: http://pelotas.rs.gov.br/noticia/prefeitura-apresenta-medidas-para-prevencao-contra-o-novo-coronavirus. Acesso em: 10 outubro 2020.
PARECER. Parecer 56 CEED Regras da Educação Especial. Disponível em: http://www.faders.rs.gov.br/legislacao/5/403. Acesso em: 10 outubro 2020.
RIO GRANDE DO SUL. Começa implantação das Aulas Remotas na Rede Estadual de Ensino. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/comeca-implantacao-das-aulas-remotas-na-rede-estadual-de-ensino. Acesso em: 8 out. 2020.
SARAIVA, K.; TRAVERSINI, C.; LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, v. 15, p. 1-24, ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16289.094.
TORRE, T. D. L. Escolas municipais contam com as redes sociais para manter vínculos com alunos. Disponível em: http://www.pelotas.com.br/noticia/escolas-municipais-contam-com-as-redes-sociais-para-manter-vinculos-com-alunos. Acesso em: 8 out. 2020.