Etnociências da vovó: a compostagem dos resíduos orgânicos domésticos no ensino de Biologia e Química

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Eliani Behenck Santos Turci
Raquel Plaster
Kachia Hedeny Téchio
https://orcid.org/0000-0002-2277-8740

Resumo

O presente artigo se propõe a fazer, a partir da disciplina de etnociência, uma investigação cultural familiar, através de relatos de mulheres que são avós, sobre o tema compostagem doméstica. De acordo com a narração feita por elas, a prática de misturar restos de alimentos no solo, estercos animais, cinzas de fogão à lenha, era um conhecimento obtido desde a infância, e que foi passada de geração em geração. Foram realizadas pesquisas bibliográficas para analisar o tema compostagem, associando isso ao etnoconhecimento a partir de saberes populares. O tema apresenta possibilidades de ser explorado nos ambientes educacionais, sendo uma forma de valorização dos conhecimentos empíricos aliados à ciência, uma vez que envolvem questões contemporâneas, como a conscientização ambiental e a sustentabilidade. O artigo apresenta ainda, uma forma alternativa de explorar o tema através da interdisciplinaridade entre a Química e a Biologia, descaracterizando a atual ensino fragmentado entre as disciplinas.

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Como Citar
Turci , E. B. S., Plaster, R., & Téchio, K. H. (2022). Etnociências da vovó: a compostagem dos resíduos orgânicos domésticos no ensino de Biologia e Química. Ensino Em Re-Vista, 29(Contínua), e036. https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-36
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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