Ensinar e aprender Geografia no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Conteúdo do artigo principal

Fabián Araya Palacios
https://orcid.org/0000-0002-6083-1661
Silvia Aparecida de Sousa Fernandes
https://orcid.org/0000-0003-0679-3905

Resumo

O propósito do trabalho é analisar as inovações didáticas na educação geográfica desenvolvidas durante a formação dos futuros professores no Chile e no Brasil no contexto dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Realizou-se metodologicamente uma análise documental dos trabalhos elaborados por estudantes do curso de didática em Geografia – da Universidad de La Serena, Chile – durante o segundo semestre de 2021; registros das atividades dos estudantes do curso de licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil, durante o ano de 2021 no Projeto Nós Propomos! e o Observatório do Meio Ambiente em Marilia". Foram também analisados os registros de avaliações das reuniões do grupo de pesquisa CPEA durante o ano de 2021, nos quais as atividades foram planejadas e organizadas em conjunto com a equipe pedagógica de escolas de educação básica. Entre os principais resultados tem-se o que fato de que os trabalhos dos estudantes tendam ao desenvolvimento do pensamento geográfico e ao conhecimento de temáticas relacionadas a riscos socioambientais, mudança climática, globalização, uso de novas tecnologias e formação cidadã. A partir de uma perspectiva didática, esses temas, relacionados às ODS, permitem estimular a pesquisa e o desenvolvimento da educação geográfica na formação inicial de professores.

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Como Citar
Palacios, F. A., & Fernandes, S. A. de S. (2022). Ensinar e aprender Geografia no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) . Ensino Em Re-Vista, 29(Contínua), e033. https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-33
Seção
DOSSIÊ 2: ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA EM TEMPOS DE HIPERCONECTIVIDADE E POLARIZAÇÃO DE IDEIAS

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