Os saberes docentes dos coordenadores pedagógicos: fios e miçangas de um colar vistoso

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Caroline Vieira de Souza
https://orcid.org/0000-0002-4500-5951
Andréa Coelho Lastória
https://orcid.org/0000-0002-0060-0116
Filomena Elaine Paiva Assolini

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre os saberes docentes de cinco coordenadores pedagógicos da rede pública municipal de Ribeirão Preto – SP. Partimos do pressuposto que, assim como os professores em exercício, os coordenadores mobilizam, constroem e reconstroem saberes docente nas ações que realizam. O estudo desenvolveu-se por meio de entrevistas semiestruturadas, em uma abordagem qualitativa. Os resultados revelam que ser articulador, facilitador e formador de professores, são saberes docentes que os coordenadores verbalizam, explicitamente, sobre seu papel. Além disso, ao relatarem suas práticas, adotam ações que promovem o diálogo e a construção de parcerias nas escolas, e, também, identificam entraves encontrados para desempenharem o papel de formadores de professores. A partir das práticas descritas, inferimos que as ações relatas pelos coordenadores revelam saberes profissionais da docência não verbalizados, a priori, por estes profissionais.

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Como Citar
Souza, C. V. de ., Lastória, A. C. ., & Assolini, F. E. P. . (2022). Os saberes docentes dos coordenadores pedagógicos: fios e miçangas de um colar vistoso. Ensino Em Re-Vista, 29(Contínua), e022. https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-22
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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