Pesquisa colaborativa: contribuições para a formação didática e o trabalho pedagógico do professor da educação básica

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Edileuza Fernandes Silva
Enílvia Rocha Morato Soares
Henrique Rodrigues Torres

Resumo

O artigo resulta de pesquisa colaborativa, financiada pela FAP-DF, com o objetivo de discutir contribuições das didáticas específicas para a formação e o trabalho pedagógico de professores da educação básica. Analisamos, a partir da abordagem qualitativa, dados levantados de questionários no Google Forms respondidos por 26 professores. Discutimos conceitualmente as didáticas na formação docente, suas contribuições para o trabalho pedagógico e os subsídios da pesquisa colaborativa para a formação de pesquisadores comprometidos com a realidade escolar. Concluímos reafirmando a relevância da formação didática para o trabalho pedagógico com vistas à garantia das aprendizagens de todos os estudantes e da pesquisa colaborativa para a produção de conhecimentos sobre didáticas e formação docente, bem como para a formação dos pesquisadores.

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Como Citar
Silva, E. F. ., Soares, E. R. M. ., & Torres , H. R. . (2022). Pesquisa colaborativa: contribuições para a formação didática e o trabalho pedagógico do professor da educação básica. Ensino Em Re-Vista, 29(Contínua), e006. https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-6
Seção
DOSSIÊ 1: A EXPERIÊNCIA DA PESQUISA COLABORATIVA EM REDE

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