Escola, educação integral e a Educação em Direitos Humanos

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Ana Maria Klein
Marina Scaramuzza Bressan
Paula Toledo Lara dos Santos

Resumo

O presente ensaio aborda a crescente importância da escola em sociedades cada vez mais complexas e a consequente necessidade de uma educação integral que conceba o ser humano em sua multidimensionalidade e volte-se para a humanização dos estudantes. Propõe-se a formação ética e para a cidadania por meio da Educação em Direitos Humanos. Este tipo de educação, obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino no país, estrutura-se a partir de conhecimentos sobre os Direitos Humanos, valores como igualdade, liberdade e solidariedade  e práticas que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos humanos, bem como da reparação de suas violações. Este conhecimento desenvolve-se pela problematização da realidade contribuindo para a inserção social e cidadã crítica em relação às violações de direitos que ocorrem no país.

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Como Citar
Klein, A. M. ., Bressan, M. S. ., & Santos, P. T. L. dos. (2021). Escola, educação integral e a Educação em Direitos Humanos. Ensino Em Re-Vista, 28(Contínua), e050. https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-50
Seção
DOSSIÊ 3 - MUDANÇAS NO SISTEMA EDUCIONAL: DO QUE SENTIMOS FALTA?

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