Escola, educação integral e a Educação em Direitos Humanos

Conteúdo do artigo principal

Ana Maria Klein
https://orcid.org/0000-0002-0004-1908
Marina Scaramuzza Bressan
http://orcid.org/0000-0002-6731-3357
Paula Toledo Lara dos Santos
http://orcid.org/0000-0001-6546-4058

Resumo

O presente ensaio aborda a crescente importância da escola em sociedades cada vez mais complexas e a consequente necessidade de uma educação integral que conceba o ser humano em sua multidimensionalidade e volte-se para a humanização dos estudantes. Propõe-se a formação ética e para a cidadania por meio da Educação em Direitos Humanos. Este tipo de educação, obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino no país, estrutura-se a partir de conhecimentos sobre os Direitos Humanos, valores como igualdade, liberdade e solidariedade  e práticas que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos humanos, bem como da reparação de suas violações. Este conhecimento desenvolve-se pela problematização da realidade contribuindo para a inserção social e cidadã crítica em relação às violações de direitos que ocorrem no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Klein, A. M. ., Bressan, M. S. ., & Santos, P. T. L. dos. (2021). Escola, educação integral e a Educação em Direitos Humanos. Ensino Em Re-Vista, 28(Contínua), e050. https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-50
Seção
DOSSIÊ - MUDANÇAS NO SISTEMA EDUCIONAL: DO QUE SENTIMOS FALTA?

Referências

ARAÚJO, Ulisses F.; KLEIN, Ana Maria. Escola e comunidade, juntas, para um cidadania integral. Cadernos Cenpec| Nova série, v. 1, n. 2, p.119-125, 2006. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/134. Acesso em: 04 out. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i2.134.

ARAÚJO, Ulisses F.; KLEIN, Ana Maria; PUIG,Josep Maria; ARANTES, Valéria Amorim (Org). Educação e valores: pontos e contrapontos. 2 ed. São Paulo: Summus, 2007. 168 p.

BRASIL. Decreto n. 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o Programa Mais Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p.2-3, 27 jan. 2010. Edição extra - Seção 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7083.htm. Acesso em: 13 out. 2020.

BRASIL.Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 27, 23 dez. 1996. Seção 1. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 04 out. 2020.

BRASIL. Portaria Normativa Interministerial n. 17, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação que visa fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades sócio-educativas no contraturno escolar. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p.5-6, 26 abr. 2007. Seção 1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/mais_educacao.pdf. Acesso em: 04 out.2020.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007. 76 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file. Acesso em: 12 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer n. 8, de 06 de março de 2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p.33, 30 mai. 2012. Seção 1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10389-pcp008-12-pdf&category_slug=marco-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução n.1, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 48, 31 maio 2012. Seção 1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf. Acesso em: 12 out. 2020.

BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília, DF: Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos, 2018. 50 p. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/educacao-em-direitos-humanos/DIAGRMAOPNEDH.pdf. Acesso em: 12 out. 2020.

CAVALIERE, Ana Maria. Anísio Teixeira e a educação integral. Paidéia, Ribeirão Preto, SP, v. 20, n. 46, pág. 249-259, mai./ago. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2010000200012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 05 out. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2010000200012.

ENGUITA, Mariano Fernandez. A face oculta da escola. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1989. 272 p.

ESTEVE, José M. A terceira revolução educacional: a educação na sociedade do conhecimento. São Paulo: Moderna, 2004. 207 p.

GONÇALVES, Antonio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec | Nova série, São Paulo, SP, v. 1, n. 2, p.129-135, ago. 2006. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/136/168. Acesso em: 05 out. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i2.136.

KLEIN, Ana Maria; DE OLIVEIRA PÁTARO, Cristina Satiê. A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania. Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/cordis/article/view/10312. Acesso em: 12 out. 2020.

MACHADO, Nilson José. Educação: projetos e valores. 5 ed. São Paulo, SP: Escrituras Editora, 2000. 157 p.

MEINTJES, Garth. Educação em Direitos Humanos para o Pleno Exercício da Cidadania. In CLAUDE, Richard; ANDREOPOULOS, George J (orgs). Educação para os Direitos Humanos no Século XXI. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo – Núcleo de Estudos da Violência, 2007.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU. Assembleia Geral das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris: Assembleia Geral das Nações Unidas, 1948. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/por.pdf. Acesso em: 13 out. 2020.

OSER, Fritz K.; VEUGELERS, Wiel (Eds.). Getting involved: Global Citizenship Development and Sources of Moral Values. Rotterdam: Sense Publishers, 2008. 381p.

PUIG, Josep Maria et al. Democracia e participação escolar: propostas de atividades. São Paulo, SP: Editora Moderna, 2000. 215 p.

TAVARES, Celma. Educação integral, educação contextualizada e educação em direitos humanos: reflexões sobre seus pontos de intersecção e seus desafios. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, Maringá, PR, v. 31, n. 2, p. 141-150, 2009. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/5436. Acesso em: 12 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v31i2.5436.

VILA, Julio Vera. Las relaciones escuela y comunidad em um mundo cambiante. In: CASTRO RODRIGUEZ, M.M. et al. La escuela em La comunidade: La comunidad em la escuela. Barcelona: Editorial Grão, 2007. p.11-38.