Escola, educação integral e a Educação em Direitos Humanos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente ensaio aborda a crescente importância da escola em sociedades cada vez mais complexas e a consequente necessidade de uma educação integral que conceba o ser humano em sua multidimensionalidade e volte-se para a humanização dos estudantes. Propõe-se a formação ética e para a cidadania por meio da Educação em Direitos Humanos. Este tipo de educação, obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino no país, estrutura-se a partir de conhecimentos sobre os Direitos Humanos, valores como igualdade, liberdade e solidariedade e práticas que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos humanos, bem como da reparação de suas violações. Este conhecimento desenvolve-se pela problematização da realidade contribuindo para a inserção social e cidadã crítica em relação às violações de direitos que ocorrem no país.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
ARAÚJO, Ulisses F.; KLEIN, Ana Maria; PUIG,Josep Maria; ARANTES, Valéria Amorim (Org). Educação e valores: pontos e contrapontos. 2 ed. São Paulo: Summus, 2007. 168 p.
BRASIL. Decreto n. 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o Programa Mais Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p.2-3, 27 jan. 2010. Edição extra - Seção 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7083.htm. Acesso em: 13 out. 2020.
BRASIL.Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 27, 23 dez. 1996. Seção 1. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 04 out. 2020.
BRASIL. Portaria Normativa Interministerial n. 17, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação que visa fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades sócio-educativas no contraturno escolar. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p.5-6, 26 abr. 2007. Seção 1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/mais_educacao.pdf. Acesso em: 04 out.2020.
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007. 76 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file. Acesso em: 12 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer n. 8, de 06 de março de 2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p.33, 30 mai. 2012. Seção 1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10389-pcp008-12-pdf&category_slug=marco-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução n.1, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 48, 31 maio 2012. Seção 1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf. Acesso em: 12 out. 2020.
BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília, DF: Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos, 2018. 50 p. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/educacao-em-direitos-humanos/DIAGRMAOPNEDH.pdf. Acesso em: 12 out. 2020.
CAVALIERE, Ana Maria. Anísio Teixeira e a educação integral. Paidéia, Ribeirão Preto, SP, v. 20, n. 46, pág. 249-259, mai./ago. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2010000200012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 05 out. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2010000200012.
ENGUITA, Mariano Fernandez. A face oculta da escola. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1989. 272 p.
ESTEVE, José M. A terceira revolução educacional: a educação na sociedade do conhecimento. São Paulo: Moderna, 2004. 207 p.
GONÇALVES, Antonio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec | Nova série, São Paulo, SP, v. 1, n. 2, p.129-135, ago. 2006. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/136/168. Acesso em: 05 out. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i2.136.
KLEIN, Ana Maria; DE OLIVEIRA PÁTARO, Cristina Satiê. A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania. Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/cordis/article/view/10312. Acesso em: 12 out. 2020.
MACHADO, Nilson José. Educação: projetos e valores. 5 ed. São Paulo, SP: Escrituras Editora, 2000. 157 p.
MEINTJES, Garth. Educação em Direitos Humanos para o Pleno Exercício da Cidadania. In CLAUDE, Richard; ANDREOPOULOS, George J (orgs). Educação para os Direitos Humanos no Século XXI. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo – Núcleo de Estudos da Violência, 2007.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU. Assembleia Geral das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris: Assembleia Geral das Nações Unidas, 1948. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/por.pdf. Acesso em: 13 out. 2020.
OSER, Fritz K.; VEUGELERS, Wiel (Eds.). Getting involved: Global Citizenship Development and Sources of Moral Values. Rotterdam: Sense Publishers, 2008. 381p.
PUIG, Josep Maria et al. Democracia e participação escolar: propostas de atividades. São Paulo, SP: Editora Moderna, 2000. 215 p.
TAVARES, Celma. Educação integral, educação contextualizada e educação em direitos humanos: reflexões sobre seus pontos de intersecção e seus desafios. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, Maringá, PR, v. 31, n. 2, p. 141-150, 2009. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/5436. Acesso em: 12 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v31i2.5436.
VILA, Julio Vera. Las relaciones escuela y comunidad em um mundo cambiante. In: CASTRO RODRIGUEZ, M.M. et al. La escuela em La comunidade: La comunidad em la escuela. Barcelona: Editorial Grão, 2007. p.11-38.