O uso do seminário como facilitador no processo de ensino e aprendizagem de linguagens computacionais

Conteúdo do artigo principal

Arielly Kizzy Cunha
Anderson Valentino Bozzo
Alexander Vinicius Leite da Silva

Resumo

Neste trabalho, procura-se realizar uma abordagem em relação ao uso da prática pedagógica “Seminário em sala de aula”, como instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem na disciplina Lógica de Programação, do Curso Técnico em Informática da Escola Técnica de Praia Grande. O planejamento e a estruturação da aplicação desta prática pedagógica, nos moldes em que foi desenvolvida, basearam-se no Caderno de Orientações do Curso Formação Pedagógica para Educação Profissional e foi fomentado pela observância dos repetidos relatos advindos de alunos de turmas distintas sobre sua dificuldade de aprendizagem das atuais três disciplinas de programação aplicadas no segundo módulo do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cunha, A. K. ., Bozzo, A. V. ., & Silva, A. V. L. da . (2021). O uso do seminário como facilitador no processo de ensino e aprendizagem de linguagens computacionais. Ensino Em Re-Vista, 28(Contínua), e045. https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-45
Seção
DOSSIÊ 3 - MUDANÇAS NO SISTEMA EDUCIONAL: DO QUE SENTIMOS FALTA?

Referências

CORREA, J. A. Inovação pedagógica e formação de professores. Porto: Edições ASA. 1989.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor Universitário. São Paulo: Summus, 2012.

HUHNE, L. M. Metodologia cientifica: caderno de textos e técnicas. 7. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2001

MASETTO, M. T. O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo: Avercamp, 2010.

MICROSOFT. Visual Basic. Disponível em: https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/visual-basic. Acesso em: 10 set. 2020.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

OLIVEIRA COSTA. A. L. O. C.; RAMOS DOS SANTOS, A. R. S.; LIMA MARTINS J. L. M. A formação docente: por uma prática educacional libertadora. Revista Ibero-Americana de estudos em educação, Araraquara, v. 15, n. 3, jul./ set. 2020. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12511.

PORTAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2017. Disponível em: http://www.uemg.br/pesquisa_seminarios.php. Acesso em 29 jul. 2018.

SEVERINO, A. J. Diretrizes para elaboração de um seminário. Metodologia do trabalho científico. 19. ed. São Paulo: Cortês, 1993. cap. 4, p. 59-66.