Residência pedagógica e formação de professores: apontamentos críticos sobre os programas de formação como meio de política social
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar o Programa de Residência Pedagógica instituído pelo Governo Federal Brasileiro como política social, a fim de apontar contribuições e retrocessos em relação à sua implantação nas universidades federais brasileiras. Por meio de levantamento bibliográfico, trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa e utiliza referenciais teóricos críticos baseados nas discussões de Nóvoa, Contreras, Marcelo Garcia, Mellouki e Gauthier para subsidiar análises relacionadas à compreensão da formação de professores e programas sociais de políticas públicas. . Utilizamos notas de Antonio Nóvoa (2009) para pensar a criação de um programa de formação de professores considerando os desafios contemporâneos. Estudos mostram a necessidade de redefinir o programa de residência pedagógica para que possamos avançar em prol de um projeto maior de formação de professores no Brasil.
Downloads
Detalhes do artigo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
BRASIL . Edital CAPES 06/2018 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. https://capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf. Disponível em 27 de novembro de 2019.
BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei Nº 227, de 2007 sobre a “residência educacional a professores da educação básica”, de autoria do Senador Marco Marciel. http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/80855. Disponível em 27 de novembro de 2019.
BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei Nº 06, de 2014 que dispõe sobre a “residência pedagógica do Senador Ricardo Ferraço que altera a Lei 9394/96. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/115998. Acesso em: 27 de novembro de 2019.
CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
MARCELO GARCÍA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto – Portugal: Porto Editora, 1999.
MELLOUKI, M'hammed and GAUTHIER, Clermont. O professor e seu mandato de mediador, herdeiro, intérprete e crítico. Educação &. Sociedade. 2004, vol.25, n.87, pp.537-571.
Notas das entidades em relação a Residência Pedagógica. Manifestação das entidades educacionais sobre a política de formação de professores anunciada pelo MEC. Disponível: http://www.anped.org.br/news/manifestacao-das-entidades-educacionais-sobrepolitica-de-formacao-de-professores-anunciada. Acesso em 27 de novembro de 2019.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Porto: Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa: 2009, p.25-45.
STERNBERG, R. J. A theory of adaptive intelligence and its relation to general intelligence. Journal of Intelligence, v. 7, n. 4, p. 23, 2019.
STERNBERG, R. J.; ELLIS, B. J.; et al. Hidden talents in harsh environments. Development and Psychopathology, v. 1, p. 19, 2020.
STERNBERG, R. J.; NOKES, C.; et al. The relationship between academic and practical intelligence: A case study in Kenya. Intelligence, v. 29, n. 5, p. 401-418, 2001.