Residência pedagógica e formação de professores: apontamentos críticos sobre os programas de formação como meio de política social

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Robert Sternberg

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar o Programa de Residência Pedagógica instituído pelo Governo Federal Brasileiro como política social, a fim de apontar contribuições e retrocessos em relação à sua implantação nas universidades federais brasileiras. Por meio de levantamento bibliográfico, trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa e utiliza referenciais teóricos críticos baseados nas discussões de Nóvoa, Contreras, Marcelo Garcia, Mellouki e Gauthier para subsidiar análises relacionadas à compreensão da formação de professores e programas sociais de políticas públicas. . Utilizamos notas de Antonio Nóvoa (2009) para pensar a criação de um programa de formação de professores considerando os desafios contemporâneos. Estudos mostram a necessidade de redefinir o programa de residência pedagógica para que possamos avançar em prol de um projeto maior de formação de professores no Brasil.

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Seção

DOSSIÊ 3 - MUDANÇAS NO SISTEMA EDUCIONAL: DO QUE SENTIMOS FALTA?

Como Citar

Sternberg, R. (2021). Residência pedagógica e formação de professores: apontamentos críticos sobre os programas de formação como meio de política social. Ensino Em Re-Vista, 28(Contínua), e044. https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-44

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