Ações coordenadas em experiências no ensinar e no aprender online

Conteúdo do artigo principal

Raquel Silveira da Silva
Andréa Nóbrega Juliano
Débora Pereira Laurino

Resumo

Mesmo que imersas em atividades proporcionadas pelas tecnologias digitais, percebemos que a maioria das instituições ainda são constituídas em sua estrutura e nos currículos de seus cursos para atender os estudantes de forma presencial. O surto do Coronavírus Disease 2019 (COVID-19), e a necessidade de isolamento social impulsionou o repensar e a criação de alternativas para a nova realidade. Cartografamos a experiência de propor ações coordenadas na disciplina Educação Matemática e Docência III de um curso de Matemática-Licenciatura como uma maneira de compreender e avaliar o aprender dos estudantes. Observar a turma e o contexto, estabelecer os critérios de avaliação juntamente com os estudantes o torna corresponsável pelo seu aprender. As ações coordenadas corroboraram com o adensamento e a produção gradual de argumentos referentes aos temas estudados, percebidos pelo acompanhamento das atividades. Direcionamos nossos olhares para as experiências e  interações pela escrita expressas em ações coordenadas no contexto da educação online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, R. S. da, Juliano, A. N., & Laurino, D. P. (2023). Ações coordenadas em experiências no ensinar e no aprender online. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e002. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-2
Seção
DEMANDA CONTÍNUA
Biografia do Autor

Raquel Silveira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - Brasil

 

 

Andréa Nóbrega Juliano, Universidade Federal do Rio Grande - Brasil

 

 

Débora Pereira Laurino, Universidade Federal do Rio Grande - Brasil

   

Referências

ALVAREZ, J; PASSOS, E. Cartografia is to inhabit an existential territory. In: PASSOS, E; KASTRUP, V; SCÓssIA, L. (Org.). Clues of the cartography method: Research-intervention and production of subjectivity. Porto Alegre: Sulina, 2012.

BAKHTIN, M. Aesthetics of verbal creation. São Paulo, Martins Fontes, 1997.

BECKER, F. Education and construction of knowledge. Porto Alegre: Artmed Publishing House, 2001.

FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinary Practices at School. São Paulo: Ed. Cortez, 2013.

LUCKESI, D.C. What is even the act of evaluating learning? Porto Alegre, Artmed, 2000.

MATURANA, Humberto. Cognition, science and everyday life. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

MATURANA, H. R. Emotions and language in education and politics. Trad. Jose Fernando Campos Fortes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

PESCE, L; BRAKLING K. The evaluation of learning in digital environments of training of educators. An initial look. In: SILVA, M; SANTOS, E. Evaluation of learning in online education. São Paulo, Brazil, 2006.

FEDERAL UNIVERSITY OF RIO GRANDE. Degree course in Mathematics-Rio Grande/RS. In: Pedagogical Project of the Degree course in Mathematics/FURG, 2018.

JULIANO, A.N ; LAURINO, D.P. Academic Writing and Co-writing. In: X Ibero-American Congress of University Teaching: 'Student Involvement', 2018, Porto Alegre. X Ibero-American Congress of University Teaching. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018.

FURG contingency plan. Available in: https://www.furg.br/arquivos/Coronavirus/plano-contingencia-FURG-_versao_16_-_revisado_final.pdf. Access: 26 May. 2021.