O lugar da ludicidade nas práticas alfabetizadoras: um olhar reflexivo a partir dos estágios obrigatórios

Conteúdo do artigo principal

Laila Hamdan
Brenda Terezinha Pinheiro Benicio
Daniele Cristina Teixeira

Resumo

As atividades lúdicas no Ensino Fundamental tornam-se propiciadoras do desenvolvimento infantil e, pelas vivências escolares a partir dos estágios supervisionados, nota-se que o ensino, nesta etapa, tem sido conduzido por ações mecânicas e artificiais. Diante dessa inquietação, este estudo tem como objetivo enfatizar a relação entre alfabetização e ludicidade, apresentando uma reflexão das práticas alfabetizadoras lúdicas, e o lugar que estas ações ocupam na prática dos professores que lidam com a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Destacou-se, por meio da pesquisa bibliográfica, em uma abordagem qualitativa, a relevância do lúdico como uma estratégia metodológica no processo de alfabetização. Posteriormente, estes fundamentos teóricos foram considerados para análise dos relatórios de Estágios obrigatórios do curso de Pedagogia. Os resultados obtidos afirmaram a hipótese inicial de que o ensino conduzido nesta fase, notoriamente, não abarca ações lúdicas em prol da aprendizagem do educando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Hamdan, L., Benicio, B. T. P., & Teixeira, D. C. (2023). O lugar da ludicidade nas práticas alfabetizadoras: um olhar reflexivo a partir dos estágios obrigatórios. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e006. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-6
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica. São Paulo: Edições Loyola, 1994.

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 11. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

ANDRADE, Fábio Santos de. Desafios da prática docente: diálogos com a Educação Social. Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, p. 393-401, 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.

FERREIRO, Emília. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes médicas,1999.

FLORES, Gelvânia Mailde. Desenvolvimento da leitura e escrita de alunos com dificuldades/Development of Reading and writing of students with difficulties. Brazilian Journal of Development, v. 3, n. 4, p. 661-668, 2017.

HAMDAN, Laila. Ludismo Verbal e Literariedade: percursos de letramento. Divinópolis: Adelante, 2018.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo brincadeira e educação. 8º ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MILITÃO, Giselda Morais de Alencar. Alfabetização e letramento: as práticas de leitura como recurso para alfabetização. 2013. p, 235-249.

OLIVEIRA, Adrielly Silva. As contribuições pedagógicas no processo de oralidade, alfabetização e letramento. Anais da Semana de Pedagogia da UEM. Volume 1, Número 1. Maringá: UEM, 2012.

RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. 2 ed. Curitiba: Ibpex, 2011.

ROJO, Roxane. Alfabetização e letramentos múltiplos: como alfabetizar letrando. Coleção explorando o ensino: Língua Portuguesa: ensino fundamental. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Brasília: vol, v. 19, p. 15-36, 2010.

SANTOS, Fernanda Cristina Ribeiro dos. A ludicidade na alfabetização: perspectivas e possibilidades de novas aprendizagens. 2014.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004.