Podcast como potencial recurso didático para prática e a formação docente

Conteúdo do artigo principal

Cristiano das Neves Bodart
https://orcid.org/0000-0002-2195-2145
Zaine Paula dos Santos Silva
https://orcid.org/0000-0002-9488-2491

Resumo

O artigo traz três pesquisas que se complementam. Uma marcada por uma análise do estado da arte em torno dos podcasts educativos; uma segunda pesquisa caracterizada por um experimento realizado em uma turma do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e, por fim, uma avaliação das perspectivas de futuros professores quanto as vantagens e desvantagens de utilização dessa ferramenta tecnológica nas suas aprendizagens, assim como da disposição em utilizar podcasts em suas futuras atuações docentes. A pesquisa evidencia que o volume de teses e dissertações voltadas para o uso de podcasts educativos é ainda reduzido, embora seja numerosa as potencialidades destacadas por esses trabalhos, evidenciando a importância de maiores investimentos no tema e divulgação de práticas bem sucedidas. A partir do experimento notou-se que o podcasts potencializou a aprendizagem dos futuros professores, bem como despertou-os para as possibilidades de seu uso em suas futuras práticas docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Bodart, C. das N. ., & Silva, Z. P. dos S. . (2021). Podcast como potencial recurso didático para prática e a formação docente. Ensino Em Re-Vista, 28(Contínua), e042. https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-42
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA

Referências

BARROS, G.; MENTA, E. Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Sergipe. Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación, São Cristóvão, v. 9 nº. 1, p.1-14, abr. 2007.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Mestrado Profissional: o que é?. Brasília, abril, 2014.

KISCHINHEVSKY, M. Manguebit e novas estratégias de difusão diante da reestruturação da indústria fonográfica. Rio de Janeiro. C.legenda, n. 16, p. 1-12, 2006.

LOURES, J. V. Podcasts de Storytelling: A produção de narrativas históricas digitais para o ensino de História. 2018. 99 f. Dissertação (mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, 2018.

PAIXÃO, Y. N. da F. O uso da narrativa transmídia no ensino de Geografia. 2016. 225 f. Tese. (doutorado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ, 2016.

PRIMO, A. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Porto Alegre Intexto, n. 13, p. 1-23, jul./dez. 2005.

SAMPAIO-SILVA, R.; BODART, C. das N. O uso do Podcast como recurso didático de Sociologia: aproximando habitus. Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 20, n.1, p. 137-153, jan./jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.18316/2236-6377.15.9.

SAMPAIO-SILVA, R. O uso de recursos sonoros em aulas de sociologia para o Ensino Médio. In: BODART, C. das N.; SAMPAIO-SILVA, R. (Orgs.) O ensino de Sociologia no Brasil, vol.2. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019. pp. 77-98.

SILVA, A. G. A. da. O que são artefatos culturais, materiais pedagógicos e recursos didáticos? Blog Café com Sociologia, Maceió, mai. 2020.

SILVA, W. K. O uso pedagógico do podcast e formação inicial do professor: mudanças de paradigma educacional. 2017. 99. f. Dissertação (mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2017.

SOUZA, R. F. de. Usos e possibilidades do podcast no ensino de História. 2016. 106 f. Dissertação (mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016.

SOUZA, R. F. O podcast no ensino de História e as demandas do tempo presente: que possibilidades? Rio de Janeiro. Transversos: Revista de História, Rio de Janeiro, n. 11, p. 42-62, dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2017.31585.