Docência Universitária: em foco as necessidades formativas de professores bacharéis em Administração

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Darlene Silva dos Santos
https://orcid.org/0000-0003-1097-2922
Geovana Ferreira Melo
https://orcid.org/0000-0001-8406-6223

Resumo

A pesquisa apresenta como temática as necessidades formativas de professores bacharéis que atuam no curso de Administração de uma instituição federal de educação superior. A problemática está circunscrita no dilema histórico da pós-graduação stricto sensu: pesquisador versus professor, em que há uma verticalização do conhecimento específico da área de atuação, no entanto, sem interfaces com a dimensão didático-pedagógica. A investigação é de abordagem qualitativa, exploratória e foi desenvolvida em uma universidade pública federal, com dez professores com formação em bacharelado. Os dados foram construídos por meio de questionário e realização de grupo focal. A análise indica como principais necessidades formativas dos docentes bacharéis a compreensão da didática, metodologias de ensino, avaliação da aprendizagem, além de aspectos relacionados à organização da aula como espaço crítico, criativo e emancipatório dos estudantes. A pesquisa revela a importância de fortalecimento da pedagogia universitária, de modo a consolidar espaços e tempos de formação pautados nas necessidades formativas dos docentes.

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Como Citar
Santos, D. S. dos ., & Melo, G. F. . (2021). Docência Universitária: em foco as necessidades formativas de professores bacharéis em Administração. Ensino Em Re-Vista, 28(Contínua), e037. https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-37
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA

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