Docência Universitária: em foco as necessidades formativas de professores bacharéis em Administração

Conteúdo do artigo principal

Darlene Silva dos Santos
Geovana Ferreira Melo

Resumo

A pesquisa apresenta como temática as necessidades formativas de professores bacharéis que atuam no curso de Administração de uma instituição federal de educação superior. A problemática está circunscrita no dilema histórico da pós-graduação stricto sensu: pesquisador versus professor, em que há uma verticalização do conhecimento específico da área de atuação, no entanto, sem interfaces com a dimensão didático-pedagógica. A investigação é de abordagem qualitativa, exploratória e foi desenvolvida em uma universidade pública federal, com dez professores com formação em bacharelado. Os dados foram construídos por meio de questionário e realização de grupo focal. A análise indica como principais necessidades formativas dos docentes bacharéis a compreensão da didática, metodologias de ensino, avaliação da aprendizagem, além de aspectos relacionados à organização da aula como espaço crítico, criativo e emancipatório dos estudantes. A pesquisa revela a importância de fortalecimento da pedagogia universitária, de modo a consolidar espaços e tempos de formação pautados nas necessidades formativas dos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, D. S. dos ., & Melo, G. F. . (2021). Docência Universitária: em foco as necessidades formativas de professores bacharéis em Administração. Ensino Em Re-Vista, 28(Contínua), e037. https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-37
Seção
ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

Referências

ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. Pedagogia Universitária: valorizando o ensino e a docência na Universidade de São Paulo. In: ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. (Org.). Pedagogia Universitária. São Paulo: EDUSP, 2009.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, PT: Edições 70, LDA, 2009.

BENEDITO, A. V, FERRER, V e FERRERES, V. La Formación Universitária a Debate. Barcelona, ES: Publicaciones Universitat de Barcelona, 1995.

BENEDITO, V.; IMBERNÓN, F.; FÉLEZ, B. Necesidades y propuestas de formación del profesorado novel de la Universidad de Barcelona. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, vol. 5, núm. 2, p. 75-102, 2001. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=837974. Acesso 13 jul. 2017.

BOLZAN. D. P. V.; ISAIA. S. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Educação. PUC, Porto Alegre RS, ano XXIX, nº 3 (60), p. 489 501, set/dez.2006.

BRANDÃO, C. R. O Que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.

BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

CAMPOS, V. T. B. Marcas indeléveis da docência no ensino superior: representações relativas à docência no ensino superior de pós-graduandos de Instituições Federais de Ensino Superior. Tese (Doutorado). 2010. 292 f. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. DOI: https://doi.org/10.11606/t.48.2010.tde-14062010-123952.

CAMPOS, V. T; SILVA, F. A.; CICILLINI, G. A. Os sentidos dos silêncios na educação: representações sociais de professores formadores da Universidade Federal de Uberlândia. MG. ETD: Educação Temática Digital, v. 17, p. 442-462, 2015. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i2.8635725.

COSTA, C. M. L. A prática pedagógica de professores do CEJA como contexto de aprendizagens docentes. Teresina: 2011. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2011.

CUNHA, M. I. Trajetória e Lugares de Formação da Docência Universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marins, 2010.

CUNHA, M. I. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara, SP: Junqueira e Marin, 2005.

CUNHA, M. I.; MOOG PINTO, M. Qualidade e educação superior no Brasil e o desafio da inclusão social na perspectiva epistemológica e ética. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 90, n226, p. 571-591, set/dez.2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 44ª ed. Rio de Janeiro, RJ. Paz e Terra, 2013. 143p.

GUARNIERI, R. (Org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. Campinas: Autores Associados, 2005.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2011

ISAIA, S; BOLZAN, D. Construção da profissão docente/professoralidade em debate: desafios para a educação superior. In: CUNHA, Maria Isabel (org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas, SP: Papirus, 2007.

ISAIA, S. M. A. Aprendizagem docente: Sua compreensão a partir das narrativas de professores. In C. Traversini, E. Eggert & I. Bonin, Trajetórias e processos de ensinar e aprender: Práticas e didáticas (pp. 618-635). Porto Alegre: EDUPUCRS, 2008.

MARCELO GARCIA, C. Políticas de inserción a ladocencia: Del eslabón perdido al puente para el desarrollo profesional docente. In: Taller Internacional “Las políticas de inserción de los nuevos maestros em la profesión docente: La experiência latinoamericana y el caso colombiano”. Colombia, Bogotá, 2006. Disponível em: . Acesso em: 20 set, 2018.

MELO, G. F. Pedagogia universitária: aprender a profissão, profissionalizar a docência. Curitiba: CRV, 2018. DOI: https://doi.org/10.24824/978854442481.0.

MELO, G. F. Pedagogia Universitária: de ações fragmentadas à construção do desenvolvimento profissional de professores. In: Anais. XIII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba/PR. p. 17706-17719, 2017.

MELO, G. F. Tornar-se professor: a formação desenvolvida nos cursos de Física, Matemática e Química da Universidade Federal de Uberlândia, 2007.

MELO, G. F.; SANTOS, P. P. dos. DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: percepções a partir do quadro teórico dos saberes docentes. Ensino Em-Revista, Uberlândia, v.17, n.2, p. 355-376, jul./dez.2010.

MELO TEIXEIRA, G. F. Docência: uma construção a partir de múltiplos condicionantes. Boletim Técnico de SENAC: a revista da educação profissional, Rio de Janeiro, v. 35, n.1, p. 29- 37, janeiro/abril 2009.

MURILLO, P. et al. Las necesidades formativas docentes de los professores universitarios. In: Revista Fuentes, v. 6, p. 1-22. Universidade de Sevilha, 2005.

NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.

PACHANE, G. G. A importância da Formação Pedagógica para o Professor Universitário: a experiência da Unicamp. 2003. 255f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999.

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortes, 1999.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2009.

PIMENTA, S. G. LIMA, M. S. L. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2010.

PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M.I. Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.

SILVA, J. M. O pensamento do fim do século. Porto Alegre: L&PM, 1993.

TANCREDI, R. PUCCINELLI, M. S. Aprendizagem da docência e profissionalização: elemento de uma reflexão. São Carlos: EdUFSCar, 2009. Coleção UAB-UFSCar. 62 p.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215-233,1991.

VEIGA, I. P. A. A docência na Educação Superior e as didáticas especiais: campos em construção, Educação, Santa Maria, v. 36, n. 3, p. 455-464, set./dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.5902/198464442977.

ZABALZA, M. A. Planificação e desenvolvimento curricular na escola. Lisboa: Edições ASA, 1998.

ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.