Impressões sobre o ensinar e o aprender em tempos de pandemia de COVID-19

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Ana Lúcia Gomes

Resumo

A severidade da pandemia do COVID-19 levou à adoção de medidas para diminuir o contágio entre as pessoas pelo vírus. Considerando a dinâmica escolar, que envolve interação próxima e aglomerações, decidiu-se pela suspensão das atividades escolares presenciais. Face a possíveis efeitos negativos na aprendizagem optou-se pela continuidade do ensino de forma remota. O presente trabalho busca refletir sobre as impressões que professores, alunos e pais têm a respeito do processo de ensino-aprendizagem remoto usado pelas escolas particulares da cidade do Rio de Janeiro ante a pandemia. O estudo de natureza qualitativa e exploratória, envolveu 36 participantes. Como metodologia usamos a entrevista não-estruturada. Os resultados sinalizaram especificidades de cada grupo e indicaram que apesar das dificuldades enfrentadas  eles desenvolveram uma nova postura diante do processo de ensino-aprendizagem como um todo e descobriram outras possibilidades para ensinarem e aprenderem no contexto do ensino emergencial a distância.

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Como Citar
Gomes, A. L. . (2021). Impressões sobre o ensinar e o aprender em tempos de pandemia de COVID-19. Ensino Em Re-Vista, 28(Contínua), e014. https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-14
Seção
ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

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