Práticas docente e o uso da tecnologia na Classe Hospitalar Semear

Conteúdo do artigo principal

Paulo Adriano Schwingel
https://orcid.org/0000-0002-2935-3403
Emerson Marinho Pedrosa
https://orcid.org/0000-0002-7375-8889
Cristiane Rose de Lima Pedrosa
https://orcid.org/0000-0003-0018-1406

Resumo

Este artigo aborda a prática docente e o uso da tecnologia no cotidiano da Classe Hospitalar Semear, ancorado numa investigação que objetivou compreender os processos formativos e a inclusão da tecnologia nesse ambiente. A presente pesquisa é um estudo de caso de natureza qualitativa, em que se considerou a observação dos espaços-tempos coletivos dos docentes, entrevistas e análises de documentos como fonte de dados. A mediação pedagógica com apoio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Semear, permitiu perceber a individualidade dos sujeitos envolvidos, respeitando os aspectos emocionais e afetivos, geradores de desenvolvimento cognitivo destes pacientes/estudantes, a partir de uma abordagem sistémica e multidimensional valorizando as relações do processo educativo. O uso da tecnologia em confluência com mediação pedagógica adequada a essa modalidade de ensino possibilita a construção do conhecimento de forma lúdica, prazerosa e divertida, associada às dinâmicas de socialização que são indispensáveis a esse ambiente pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Schwingel , P. A. ., Pedrosa, E. M. ., & Pedrosa, C. R. de L. (2021). Práticas docente e o uso da tecnologia na Classe Hospitalar Semear. Ensino Em Re-Vista, 28(Contínua), e007. https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-7
Seção
DOSSIÊ - FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ATENDIMENTO EM AMBIENTE HOSPITALAR
Biografia do Autor

Cristiane Rose de Lima Pedrosa, Universidade de Pernambuco - Brasil

https://orcid.org/0000-0003-0018-1406

Referências

ALMEIDA, M. E. B. de. Gestão Escolar e Tecnologias – Formação de gestores para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. São Paulo: Loyola, 2002.

ALMEIDA, M. E. B. de. Prática e formação de professores na integração de mídias. In: ALMEIDA, M. E. B. de & MORAN, J. M. (orgs). Integração das tecnologias na educação. Salto para o futuro. Secretaria de Educação a Distância: Brasília, Seed, 2005. p. 124-127.

BARROS, A. S. S.; SANTOS, R. M. Percepções dos professores da educação especial acerca das crianças e adolescentes hospitalizados. CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 3., São Carlos, Anais..., 2008. Disponível em: <http://www.cerelepe.faced.ufba.br/arquivos/fotos/134/barrosemaltez.pdf>. Acesso em: 04 fev. 2020.

BRANDÃO, E. Informática e educação: uma difícil aliança. Passo Fundo: UPF, 1995.

BRASIL. O Censo Escolar - Notas Estatísticas: Censo Escolar. Brasília: INEP, Ministério da Educação, 2018. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2018/notas_estatisticas_censo_escolar_2018.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2021.

COLL, C.; MAURI, T.; ONRUBIA, J. A Incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação: do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso. In: Coll et al. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010

DE CARLO, M. M. R. P.; BARTALOTTI, C. C. (orgs.) Terapia Ocupacional no Brasil: fundamentos e perspectivas. São Paulo: Plexus, 2001.

GALVIS, A. H. Ingeniería de software educativo. Santa Fé, Bogotá: Ediciones Uniandes, 1992.

HERNANDEZ, F. Um diálogo a partir da incerteza com três experiências de formação na escola. Tessituras, Caderno n. 1, PBH, SMED, 1998, p. 42-44.

KENSKI, Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. 8ª. ed. 4ª reimpressão, Campinas, SP: Papirus, 2014.

MARTINELLI, M. Conversando sobre educação em valores humanos. 3ª edição. São Paulo: Petrópolis, 1999.

MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma reflexão sobre a aplicabilidade em pesquisas no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 2, n. 2, p. 9-18, jan./abr., 2008.

MATOS, E. L. M.; MUGIATTI, M. T. F. Pedagogia Hospitalar: a humanização integrando a educação e saúde. 7 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

MORAES, R. Uma Tempestade de Luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, São Paulo, v.9, n.2, p. 191 – 211, 2003.

MORAN, J. M. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus Editora, 2007.

MUTTI, M. C. S. Pedagogia hospitalar e formação docente: a arte de ensinar, amar e se encantar. Jundiaí: Paço Editorial, 2016.

MINAYO, M. C. de S. et al. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.

MORENO, L. V. A. Educação e Saúde: a dignidade humana como fundamento da prática do docente em ambiência hospitalar. 1ª edição. Curitiba: Appris, 2015.

NEVES, C. M. C. A pedagogia da Autoria. Boletim Técnico do SENAC, v.31, n.3, set./dez.2005.

OLIVEIRA, A. S. Perspectivas para formação de professores na sociedade da informação. In: MERCADO, Luis Paulo Leopoldo (org.). Percursos na Formação de Professores com Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (org.). Maceió: Edufal, 2007.

PEDROSA, E. M.; LUIZ, M. K. S. A construção de uma prática educativa através da tecnologia: um olhar para o ambiente hospitalar. EmRede - Revista de Educação a Distância. v. 4, n. 1, p. 155-65, 2017.

POZO, J. I. Aquisição do conhecimento: quando a carne se faz verbo. Artmed, Porto Alegre, 2005.

RODACOSKI, G. C.; FORTE, L. T. Prática pedagógica em complexo hospitalar. In: MATOS, E. L. M. (Org.). Escolarização Hospitalar: educação e saúde de mãos dadas para humanizar. 4ª ed. Petropolis, RJ: Vozes, 2014.

SAMPAIO, M. N.; LEITE, L. S. Alfabetização tecnológica do professor. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

SERAFIM, M. L.; SOUSA, R. P. Multimídia na Educação: o vídeo digital integrado ao contexto escolar. In: SOUSA, Robson P.; MOITA, Filomena M.; CARVALHO, Ana B. (Orgs.). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: Eduepb, 2011.

TAJRA, S. F. Informática na educação: novas ferramentas para o professor na atualidade. 7ª ed. São Paulo: Érica, 2007.

SOUSA, Silvia Regina R. Educação e as novas tecnologias da informação e comunicação. Modulo IV do curso de Pedagogia em EAD, do Programa da Universidade Aberta do Brasil. Teresina-PI UFPI, 2010.

TORRES, P. L.; MATOS, E. L. M.; BORTOLOZZI, J. M. Eureka@ Kids – Criatividade em contexto escolar e hospitalar. In: MATOS, E. L. M. (Org.). Escolarização Hospitalar: educação e saúde de mãos dadas para humanizar. 4ª ed. Petropolis, RJ: Vozes, 2014.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.