Desafios para a prática docente no ambiente hospitalar: formação inicial em contexto

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Milene Bartolomei Silva
https://orcid.org/0000-0003-3765-3139
Aline Santa Cruz
https://orcid.org/0000-0001-6185-8826
Ordália Alves Almeida
https://orcid.org/0000-0002-5075-958X

Resumo

Trata-se de pesquisa realizada sobre atendimento pedagógico em Hospital Universitário de Campo Grande/MS, a qualidade da ação profissional dos que trabalhar nesse ambientes. Questionamos se o curso de Pedagogia é suficiente para a atuação no Ambiente Hospitalar e se os profissionais estão qualificados para desenvolver atividades pedagógicas. Objetivou-se refletir sobre o papel, as práticas pedagógicas e os desafios do professor para realizar o atendimento pedagógico no Ambiente Hospitalar e contribuir para a ampliação de reflexões sobre a atividade na Classe Hospitalar. A metodologia sustentou-se nas contribuições teóricas de Ceccim (1999), Fonseca (1999 e 2015), Matos (2014), entre outros, nas observações e entrevista semiestruturada com profissionais que atuam na área. O trabalho docente no contexto hospitalar é fundamental para as crianças hospitalizadas, oportunizando-lhes a continuidade da escolarização. Concluímos que a formação inicial é insuficiente para a atuação na classe hospitalar, levando os profissionais a buscarem cursos de capacitação e especializações.

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Como Citar
Silva, M. B. ., Cruz, A. S. ., & Almeida, O. A. . (2021). Desafios para a prática docente no ambiente hospitalar: formação inicial em contexto. Ensino Em Re-Vista, 28(Contínua), e001. https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-1
Seção
DOSSIÊ - FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ATENDIMENTO EM AMBIENTE HOSPITALAR

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