Neurodesenvolvimento na Primeira Infância: aspectos significativos para o atendimento escolar na Educação Infantil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo apresenta aspectos relacionados ao desenvolvimento cerebral durante a Primeira Infância. Aborda sinteticamente a estrutura e a maturação do Sistema Nervoso, bem como o papel das experiências iniciais no desenvolvimento infantil. O estudo constitui-se como uma pesquisa qualitativa respaldada por fundamentos teóricos sobre aspectos relacionados à maturação cerebral e ao processo de desenvolvimento infantil, coletados através de revisão bibliográfica em autores das áreas de Neurociências, Psicologia e Educação como Bee e Boyd (2011), Cosenza e Guerra (2011), Domingues (2007), Kandel (2014), Lent (2019) e Papalia, Olds e Feldman (2006), Carrazoni (2018), Oliveira e Lent (2018) e Polo e Santos (2018). Os dados apresentados indicam que o desenvolvimento cerebral é um processo complexo, dinâmico e condicionado a aspectos biológicos, culturais e ambientais, fortalecendo a importância da prática pedagógica na Educação Infantil para o neurodesenvolvimento humano.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
______. Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 05 jun. 2016.
______. Lei n° 13.257 de 8 de março de 2016. Marco Legal pela Primeira Infância. Conteúdo disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/ lei/ l13257. htm. Acesso em: 02 fev. 2017.
BEE, H.; BOYD, D. A criança em desenvolvimento. 12ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
CARRAZONI, E. R. Neurociência, Infância e Educação Infantil. RELAdEi (Revista Latínoamericana de Educación Infantil), 7(1), p. 67-77. Disponível em: http://www.usc.es/revistas/index.php/reladei/index. Jan 2018. Acesso em: 08 jun. 2018.
COLE, M.; COLE, S. R. O desenvolvimento da criança e do adolescente. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
COSENZA, R.; GUERRA, L. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
COSTA, J.C. Neurodesenvolvimento e os primeiros anos de vida: genética vs. ambiente. RELAdEI, Revista Latinoamericana de Educación Infantil, 7 (1), 52-60. Disponível em: http://www.usc.es/revistas/index.php/reladei/index. 2018. Acesso em: 15 jun. 2018.
DOMINGUES, M. A. Desenvolvimento e aprendizagem: o que o cérebro tem a ver com isso? Canoas: Ulbra, 2007.
FALAVIGNA, A.; NETO, J. G. V. Neuroanatomia: Tomo III. Caxias do Sul, RS: Educs, 2012.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
INEP. Sinopses estatísticas da Educação Básica 2019. Conteúdo online disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 04 fev. 2020.
KANDEL, E. Princípios de Neurociências. Porto Alegre: Artmed, 2014.
LENT, R. Cem bilhões de neurônios? Conceitos fundamentais da Neurociência. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2010.
______. O cérebro aprendiz: neuroplasticidade e educação. Rio de Janeiro: Atheneu, 2019.
LIMA, E. S. Neurociências e aprendizagem. São Paulo: Inter Alia, 2007.
LURIA, A. R. Fundamentos de neuropsicologia. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1981.
______. Neurociência e currículo. São Paulo: Inter Alia, 2016.
NCPI, Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Primeira Infância. O Impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância sobre a Aprendizagem. Estudo nº I, 2014. Disponível em: www.ncpi.org.br. Acesso em: 02 fev. 2017.
OLIVEIRA, R. M.; LENT, R. O desenvolvimento da mente humana. In: Lent, Roberto; Buchweitz, Augusto; Mota, Mailce B. (Orgs). Ciência para educação: uma ponte entre dois mundos. São Paulo: Atheneu, 2018, p. 25-49.
PAPALIA, D.; OLDS, S.; FELDMAN, R. Desenvolvimento humano. 8ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
POLO, F. M.; SANTOS, D. Educação infantil: avanços e desafios para o futuro próximo. In: Lent, Roberto; Buchweitz, Augusto; Mota, Mailce B. (Orgs). Ciência para educação: uma ponte entre dois mundos. São Paulo: Atheneu, 2018, p. 73-96.
SHORE, R. 2000. Repensando o cérebro: novas visões sobre o desenvolvimento inicial do cérebro. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2000.