Sistemas educacionais do Brasil, Chile e México: análise dos currículos prescristos de Matemática
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo insere-se no contexto dos estudos comparativos sobre organização e desenvolvimento curricular, na área de Educação Matemática, no Brasil, Chile e México. A intenção é evidenciar os impactos dos resultados de pesquisa em Educação Matemática nos documentos oficiais desses países, elaborados a partir dos anos 90 do século XX e apresentar semelhanças e diferenças dos Currículos Prescritos de Matemática. Utilizou-se como percurso da comparação curricular a Educação Comparada de documentos que prescrevem os sistemas educacionais e os Currículos de Matemática da educação básica. Na análise comparativa aponta-se uma diferenciação na estruturação curricular, ênfase da álgebra no currículo chileno e mexicano e semelhança como o uso da resolução de problema no processo de ensino e aprendizagem nos três países.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em:
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. 1º e 2º ciclos. 1997.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017, MEC; SEB; DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 16 out. 2019.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática Ensino Médio, bases legais, Brasília, 1999.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática Ensino Médio – PCN+. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, 2002.
CERQUERIA, D. S. Um estudo comparativo entre Brasil e Chile sobre a Educação Matemática e sua influência nos Currículos de Matemática desses países. Tese de Doutorado. Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, 2012.
CHILE. Guia Ayuda Mineduc. Educación Básica – 2010 – MINEDUC.
CHILE. Ministerio de Educación de Chile. LEY N° 20.370 – Ley de Educación Nacional. Chlile, 12 - SEP-2009.
CHILE. Objetivos Fundamentales y Contenidos Mínimos Obligatorios de La Educación Media – MINEDUC.
FERRER, F. J. La Educación comparada actual. Barcelona, Ed. Ariel, 2002.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MÉXICO. Documento base del bachillerato general. Subsecretaria de Educación Media Superior. Dirección General del Bachillerato. Ciudad de México, Secretaría de Educación Pública, 2011.
MÉXICO. La Estructura del Sistema Educativo Mexicano. Disponível em: www.sep.gob.mx/work/models/sep1/.../sistemaedumex09_01.pdf. Acesso em: 30 de julho de 2013.
MÉXICO. Programa de Estudio 2011- Guía para la educadora – Educación Básica Preescolar. Cidade do México. SEP – Secretaría de Educación Pública. 2011.
PIRES, C. M. C. Currículos de Matemática: da organização linear à idéia de rede. São Paulo, FTD, 2000.
SACRISTÁN, J. G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
SILVA, M.N. A Educação Matemática na América Latina: um estudo comparativo dos Currículos de Matemática do Brasil e México. Tese de Doutorado. Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, 2017.