O ensino de Grandezas e Medidas em um documento curricular oficial para o ensino básico

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André Pereira da Costa
Marcel Muniz Vilaça
Larisse Vieira de Melo

Resumo

Para a realização deste trabalho, buscamos analisar como é apresentado o ensino de Grandezas e Medidas nos Parâmetros Curriculares para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com caráter documental, na qual empregamos o aporte teórico de Lima e Bellemain (2010) na análise dos dados produzidos. Tais autores discutem sobre os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos vinculados ao campo das Grandezas e Medidas no ensino básico. Como resultado, constatamos que ambas as propostas convergem nas discussões sobre o trabalho das Grandezas e Medidas ao longo da escolarização. Ressaltamos que, tanto no documento analisado como no marco teórico mencionado, há uma culminância em relação à justificava utilizada para defender o trabalho com as Grandezas e Medidas durante toda a educação básica, são elas: a relevância social, e as articulações com os demais campos da Matemática e com as outras disciplinas escolares.

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Como Citar
Costa, A. P. da ., Vilaça, M. M. ., & Melo, L. V. de . (2020). O ensino de Grandezas e Medidas em um documento curricular oficial para o ensino básico. Ensino Em Re-Vista, 27(3), 934–955. https://doi.org/10.14393/ER-v27n3a2020-7
Seção
Dossiê Currículos em Educação Matemática II

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