Diferentes perspectivas de alfabetização a partir da Base Nacional Comum Curricular: concepções e desafios

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Ana Maria Esteves Bortolanza
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Giovanna Rodrigues Cabral

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se constitui como um documento de caráter normativo norteador dos currículos dos sistemas e redes de ensino, bem como das propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Básica de todo o Brasil. Neste artigo, nossa proposta é a de refletir sobre o sentido atribuído à alfabetização na versão final aprovada da BNCC, com intuito de problematizar as descrições de aspectos legais instituídos pelo documento, com destaque aos elementos que permanecem ou diferem-se em relação aos demais documentos oficiais sobre o tema. Para tanto, desenvolve-se uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo, apoiada na análise do documento oficial da BNCC e nas orientações a respeito da alfabetização, com base nos estudos do processo de compreensão da leitura e escrita de Bajard (2006) e Vygotsky (2000), da concepção de leitura como prática social de produção de sentidos de Chartier (1990; 1996) e Goulemot (1996).


 

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Como Citar
Bortolanza, A. M. E., Goulart, I. do C. V., & Cabral, G. R. (2018). Diferentes perspectivas de alfabetização a partir da Base Nacional Comum Curricular: concepções e desafios . Ensino Em Re-Vista, 25(4), 958–983. https://doi.org/10.14393/ER-v25n3e2018-7
Seção
DOSSIÊ

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