Crianças e literatura: múltiplos encantos

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Fabiana Cristina Ventura
Laura Noemi Chaluh

Resumo

A leitura literária é essencial para e na formação humana, ao ler o indivíduo interage não apenas com a palavra escrita, mas com outras experiências, portanto, ler conduz ao encontro com os outros e consigo mesmo. O presente trabalho versa sobre uma pesquisa qualitativa, do tipo etnográfico, desenvolvida em uma escola pública da Rede Municipal de Ensino da cidade de Rio Claro/SP. A mesma teve como objetivo analisar as formas de abordagem da literatura infantil e juvenil em uma sala de aula. Neste artigo compartilhamos nossa experiência ao acompanhar o trabalho de uma professora do 5º ano que realizava com a turma, diariamente, um momento de leitura literária. As observações dessa prática possibilitaram perceber o compromisso da educadora com a formação de leitores e o modo como a literatura passou a fazer parte das práticas cotidianas das crianças. A análise dessas observações está sustentada no paradigma indiciário (GINZBURG, 1989).


 

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Como Citar
Ventura, F. C., & Chaluh, L. N. (2018). Crianças e literatura: múltiplos encantos . Ensino Em Re-Vista, 25(2), 486–505. https://doi.org/10.14393/ER-v25n2a2018-12
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA

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