Pesquisas sobre a construção do conhecimento social no contexto brasileiro: estado da arte 2005-2017

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Eliane Giachetto Saravali
Taislene Guimarães
Rafaela Carolina da Silva

Resumo

O texto oferece uma ampla revisão das pesquisas realizadas no contexto brasileiro, referentes à construção do conhecimento social na perspectiva piagetiana. As bases de dados consultadas foram Scielo, Portal de Periódicos e Banco de Teses da CAPES e Bibliotecas Digitais das instituições referenciadas neste último, mediante a utilização dos seguintes termos, em busca avançada: conhecimento social, Jean Piaget, epistemologia genética, crenças, noções sociais, Juan Delval e interação social. Foram encontradas 74 referências, entre 2005 e 2017, analisadas sob os seguintes aspectos: veículo de publicação, autores mais produtivos, autores mais citados, instituições de origem das pesquisas, faixa etária dos participantes, delineamentos metodológicos utilizados e as temáticas abordadas nos estudos. Conclui-se, entre outros, a respeito da relevância desses trabalhos e da atualidade da obra piagetiana, referencial teórico que sustenta esse tipo de compreensão sobre a apropriação do mundo social.


 

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Como Citar
Saravali, E. G., Guimarães, T., & da Silva, R. C. (2018). Pesquisas sobre a construção do conhecimento social no contexto brasileiro: estado da arte 2005-2017 . Ensino Em Re-Vista, 25(1), 33–56. https://doi.org/10.14393/ER-v25n1a2018-2
Seção
Dossiê O conhecimento social na perspectiva piagetiana

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