Reflexões sobre a escolarização de um aluno ouvinte filho de pais surdos: uma discussão inicial sobre Codas

Conteúdo do artigo principal

Giovani Ferreira Bezerra
Joyce Hellen Mateus

Resumo

Este trabalho aborda a temática dos sujeitos ouvintes e filhos de pais surdos, os quais têm sido denominados como Children of Deaf Adults (Codas). Objetivou-se analisar o processo de escolarização e interação comunicativa de uma criança Coda, matriculada em uma creche municipal. Adotou-se abordagem qualitativa e recorreu-se à metodologia do estudo de caso. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as professoras e a coordenadora que trabalhavam ou já tinham trabalhado com essa criança, nos anos de 2014 e 2015. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas, recorrendo-se, também, a observações coparticipantes na turma onde estudava a criança e a registros em diário de campo. Concluiu-se que a criança enfrenta dificuldades comunicativas e de interação social no contexto da instituição de ensino, sendo, às vezes, confundida com uma criança com deficiência, além de sofrer as consequências negativas da incapacidade da instituição para estabelecer comunicação com seus pais surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Bezerra, G. F., & Mateus, J. H. (2017). Reflexões sobre a escolarização de um aluno ouvinte filho de pais surdos: uma discussão inicial sobre Codas . Ensino Em Re-Vista, 1(1), 451–470. https://doi.org/10.14393/v24n2a2017-08
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA

Referências

BRASIL. Lei nº 8.69, de 13 julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Não paginado. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069Compilado.htm>. Acesso em: 26 abr. 2016.

CARVALHO, R. E. Metodologia de estudo de caso e inclusão educacional escolar. In: _____.Escola Inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 127-146.

OLIVEIRA, S. M. de. Coda: um mundo, duas culturas? Dois mundos, duas culturas? In: Quadros, R. M. de; Weininger, M. J. Estudos da Língua Brasileira de Sinais. Florianópolis: Insular, 2014. p. 277-286. (v. 3).

QUADROS, R. M. de; MASSUTTI, M. CODAs brasileiros: Libras e Português em zonas de contato. In: QUADROS, R. M. de.; PERLIN, Gl. (Org.). Estudos Surdos II. Petrópolis: Arara Azul, 2007. p. 238-266.

RIVERO, C. M. L. A etnometodologia na pesquisa qualitativa em educação - caminhos para uma síntese. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS, 2., 2004, São Paulo; Bauru. Anais... São Paulo: Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativa; Bauru: Universidade do Sagrado Coração, 2004. Disponível em: <http://www.sepq.org.br/IIsipeq/anais/pdf/mr2/mr2_5.pdf>. Acesso em: 16 out. 2015.

SAAD, A. G. de F.; GOLDFELD, M. A ecolalia no desenvolvimento da linguagem de pessoas autistas: uma revisão bibliográfica. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri, v. 21,n. 3,p. 255-260, jul. - set.2009 . Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pfono/v21n3/13.pdf>. Acesso em: 26 abr. 2016.

UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, 1990. Não paginado. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf>. Acesso 2 de dez. 2011.

UNESCO. Declaração de Salamanca sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais e estrutura de ação em educação especial. Salamanca, 1994. Não paginado. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2011.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.