A Geopolítica no Ensino Médio: uma área intimamente geográfica

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Álisson Riceto

Resumo

Este artigo, que se baseou em um resgate bibliográfico e na análise de documentos que orientam o ensino médio no Brasil, foi motivado por entender que a geopolítica no currículo do ensino médio ocupa papel de destaque na construção do senso crítico do educando e merece algumas reflexões sobre sua abordagem. A delimitação, definição e o papel da geopolítica na formação dos estudantes do ensino médio, constituem partes do presente trabalho. Compreender a organização estratégica do espaço, a localização das estruturas produtivas, das bases e artefatos militares, o investimento no desenvolvimento tecnológico para obtenção e difusão de informações estratégicas, são aspectos inerentes à  geopolítica e reforçam sua base intimamente geográfica. Além da relação de poder estabelecida entre os Estados, o sistema internacional contemporâneo tem apresentado significativas mudanças em sua agenda internacional e entre seus protagonistas. Tal cenário traduz a relevância do conteúdo da geopolítica no ensino médio.

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Como Citar
Riceto, Álisson. (2017). A Geopolítica no Ensino Médio: uma área intimamente geográfica. Ensino Em Re-Vista, 1(1), 385–407. https://doi.org/10.14393/v24n2a2017-05
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA

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