Um novo final para O Sofá Estampado: a formação de alunos-autores

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Elisa Maria Dalla-Bona
Simone Luciano Vargas
Bianca Lutt e Silva

Resumo

A formação do aluno-autor, no ensino fundamental, é um desafio permanente para os professores. Neste artigo, relata-se uma experiência de escrita de natureza literária por alunos, com idade entre 12 e 16 anos, de uma escola pública situada na região metropolitana de Curitiba, extremamente reticentes para se lançarem na escrita. A estratégia adotada pela professora de Língua Portuguesa para encorajá-los foi ler o primeiro capítulo do livro O Sofá Estampado, de Lygia Bojunga. No entanto, a última frase não foi revelada, o que criou um suspense sobre o seu desfecho, fator motivante para os alunos, aos quais coube escrever a continuidade da história. A produção escrita desses alunos-autores foi analisada considerando aspectos como: personagens, verossimilhança, intertextualidade, ponto de vista, figuras de linguagem, coesão, coerência, enredo e sequência. Conclui-se que as estratégias adotadas pela professora propiciaram o desenvolvimento da autonomia do aluno- autor, da sua capacidade de estabelecer relações do texto literário com seu mundo, formular suas próprias ideias, adquirir confiança e ser criativo, enfim, assumir um papel ativo nas atividades de escrita.

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Como Citar
Dalla-Bona, E. M., Vargas, S. L., & e Silva, B. L. (2017). Um novo final para O Sofá Estampado: a formação de alunos-autores . Ensino Em Re-Vista, 1(1), 221–243. https://doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-10
Seção
DOSSIÊ

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