Um novo final para O Sofá Estampado: a formação de alunos-autores
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A formação do aluno-autor, no ensino fundamental, é um desafio permanente para os professores. Neste artigo, relata-se uma experiência de escrita de natureza literária por alunos, com idade entre 12 e 16 anos, de uma escola pública situada na região metropolitana de Curitiba, extremamente reticentes para se lançarem na escrita. A estratégia adotada pela professora de Língua Portuguesa para encorajá-los foi ler o primeiro capítulo do livro O Sofá Estampado, de Lygia Bojunga. No entanto, a última frase não foi revelada, o que criou um suspense sobre o seu desfecho, fator motivante para os alunos, aos quais coube escrever a continuidade da história. A produção escrita desses alunos-autores foi analisada considerando aspectos como: personagens, verossimilhança, intertextualidade, ponto de vista, figuras de linguagem, coesão, coerência, enredo e sequência. Conclui-se que as estratégias adotadas pela professora propiciaram o desenvolvimento da autonomia do aluno- autor, da sua capacidade de estabelecer relações do texto literário com seu mundo, formular suas próprias ideias, adquirir confiança e ser criativo, enfim, assumir um papel ativo nas atividades de escrita.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.
ATAÍDE,V. A narrativa de ficção. 3.ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1974.
BOJUNGA, L. O Sofá Estampado. São Paulo: Editora Jose Olympio,1997.
CASTAGNINO, R. H. Análise Literária. 2.ed. São Paulo:Mestre Jou,1971.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
DEFINA, G. Teoria e prática de análise literária: síntese de princípios de análise literária. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1975.
FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Editora Ática, 2003.
FOUCAULT, J.; HOUYEL, C.; POSLANIEC, C.; VERDUN, N. Les coulisses de l'écriture: faire écrire les jeunes et les publier. Amiens: Éditions Corps Puce, 1993.
FRIEDMAN, N. O ponto de vista na ficção: desenvolvimento de um conceito crítico. Revista USP. São Paulo, n. 53, p. 166-182, março/maio. 2002.
GIASSON, J. Les textes littéraires à l'école. Boucherville, Québec: G. Morin, 2000.
GREEN, John. A Culpa é das Estrelas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.
KAYSER, W. Análise e interpretação da obra literária. 7. ed. Coimbra: Editora Armênio Amado, 1985.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2011.
LECUYER, C. Écrire et lire à l’école élémentaire. In: ORIOL-BOYER, C. (sous la direction de). Ateliers d'écriture. Grenoble: L'Atelier du Texte, p. 169-180,1992.
MOREIRA, D. A. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.