A formação de professores em Pedagogia na região do Pontal do Triângulo Mineiro após a LDB 9394/96 /The teacher training in Pedagogy in Pontal do Triangulo Mineiro after LDB 9394/96

Conteúdo do artigo principal

Armindo Quillici Neto
Sônia Aparecida Siquelli
Jaqueline Andrade Calixto

Resumo

O presente trabalho refere-se ao resultado de uma pesquisa sobre a formação do pedagogo que atua como professor da educação infantil e do ensino fundamental (1º ao 5º ano), realizada em três cidades da Região do Pontal do Triângulo Mineiro. Questionários foram aplicados e os dados tabulados analisando-se os índices de formação dos professores, o tempo de formação, uma avaliação sobre o curso que realizaram na educação superior e a contribuição para sua formação. Verificou-se que os professores ainda têm boas impressões sobre sua formação, mas revelaram certa insegurança no que diz respeito à aplicação do que viram na faculdade com seus alunos. O objetivo do presente artigo é estabelecer um debate sobre a formação de professores da educação infantil e do ensino fundamental, com vistas à formação no curso de Pedagogia. A formação do pedagogo tem atingido seus objetivos? O texto remonta às questões sobre o ensino no campo da formação desses profissionais, assuntos relativos à História da Educação e à própria Filosofia da Educação, apontando para o pensamento educacional em determinadas épocas da educação brasileira. As preocupações que mo- tivaram este trabalho surgem de indagações sobre as indicações da LDB de 1996, em que se propôs repensar o lugar da formação de professores no Brasil. Os resultados demonstrados na pesquisa deixam uma questão fundamental: os professores estão satisfeitos com a formação realizada nos cursos de Pedagogia? A maioria diz que sim, mas uma parte significativa dos entrevistados optou por respostas intermediárias, respostas que colocam a formação atual em dúvida, sinalizando para a necessidade de se repensar o projeto de formação de professores no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Quillici Neto, A. ., Siquelli, S. A., & Calixto, J. A. (2016). A formação de professores em Pedagogia na região do Pontal do Triângulo Mineiro após a LDB 9394/96 /The teacher training in Pedagogy in Pontal do Triangulo Mineiro after LDB 9394/96. Ensino Em Re-Vista, 22(2), 377–390. https://doi.org/10.14393/10.14393/ER-v22n2a2015-9
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA

Referências

AGUIAR, M.A; SCHEIBE. Leda: Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão. Educação e Sociedade, ano XX, n° 68, Dezembro/99.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia e Licenciatura. Brasília. DF: 2006. BRASIL. LDB (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. DF: Senado 1996.

BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimento. Campinas. SP. Papirus. 1996.

CHAMON, Magda Lucia. Trajetória de feminização do magistério: ambiguidades e conflitos. In: Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito. (Org.). Professores: identidade, profissionalização e formação. 1 ed. Belo Horizonte/MG: Argumentum Editora, 2006.

CUNHA, Maria Isabel da. Formatos Avaliativos e concepção de docência. Campinas. Autores Associados. 2005.

_____. O bom professor e sua prática. Campinas. SP. Papirus. 1995.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Ideologia e Educação Brasileira. Católicos e Liberais. São Paulo. Cortez e Moraes. 1978.

DAMIS, Olga Teixeira. Formação pedagógica do profissional da educação no Brasil: uma perspectiva de análise. In: AMARAL, Ana Lúcia e VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Orgs.). Formação de professores: políticas e debates. Campinas, SP: Papirus, 2002.

DIDONET, Vital. Plano Nacional de Educação. Brasília. Líber Livro Editora. 2006.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de Professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Revista Educação e Sociedade. Vol. 23. N. 80. Campinas. Set. 2002.

GAUTHIER, Clermont (Org.). Por uma teoria da pedagogia. Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Trad. Francisco Pereira de Lima. Ijuí. RS: Ed. Unijuí, 1998.

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro. RJ. Paz e Terra. 1969.

LIBANEO, José Carlos. O Campo do Conhecimento Pedagógico e a identidade profissional do pedagogo. In: Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2005. 200p. (8. ed.)

LIMA, M.S.L; GOMES, M.O. Redimensionando o papel dos profissionais da educação: algumas considerações. In: PIMENTA, Selma Garrido e GHEDIN, Evandro. (Orgs.). 2002.

PAIVA, Vanilda. WARDE, Mirian Jorge. Dilemas do ensino superior na América Latina. Campinas. SP. Papirus, 1994.

SANTOS, L. L. de Castro Paixão. Identidade Docente em tempos de Educação Inclusiva. In: AMARAL, Ana Lúcia e VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Orgs.). Formação de professores: políticas e debates. Campinas, SP: Papirus, 2002.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. São Paulo. Cortez/Autores Associados. 1987.

_____. Histórias das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas/SP. Autores Associados. 2007.

SCHEIBE, Leda. Formação de Professores: políticas e debates. In: AMARAL, Ana Lúcia e VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Orgs). Formação de professores: políticas e debates. Campinas, SP: Papirus, 2007.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes. 2002.