Propostas de letramento e reflexões teórico-práticas acerca da propaganda/campanha "Leia para uma criança" /Proposal for literacy and theoretical reflections-pratices about advertising/campaign: "Read to a child"

Conteúdo do artigo principal

Rosielson Soares de Sousa
Érica de Cássia Maia Ferreira Rodrigues

Resumo

As crianças, sujeitos sociais, são atravessadas pelo letramento no seu cotidiano. Diante disso, o presente trabalho se propõe a refletir sobre  a prática de letramento midiático por intermédio da Campanha “Leia para uma criança #issomudaomundo”, do Banco Itaú. O corpus de análise constitui-se de cinco propagandas veiculadas  durante  a campanha em 2013 na série “Itaú Criança”. Os dados foram coletados pela internet – via Youtube e site do próprio banco. A análise do corpus é de cunho qualitativo sob o paradigma interpretativista. Este estudo é subsidiado pelas teorias do letramento e pelas proposições advindas da Análise do Dis- curso Francesa (ADF) ancorada nas ideias de Orlandi (2005, 2007), Matencio (1995), Mortatti (2004), Rojo (1995, 2009), Kleiman (1995), entre outros. O estudo revela-se como uma possibilidade de compreender os eventos de letramento e sua contribuição na formação de leitores competentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Sousa, R. S. de, & Rodrigues, Érica de C. M. F. (2016). Propostas de letramento e reflexões teórico-práticas acerca da propaganda/campanha "Leia para uma criança" /Proposal for literacy and theoretical reflections-pratices about advertising/campaign: "Read to a child". Ensino Em Re-Vista, 22(2), 347–362. https://doi.org/10.14393/ER-v22n2a2015-7
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA

Referências

AURÉLIO, O minidicionário da língua portuguesa. 4ª edição revista e ampliada do minidicionário Aurélio. 7ª impressão – Rio de Janeiro, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Indicadores Gerais: Taxa de analfabetismo. Disponível em: <http://gestao2010.mec.gov.br/indicadores/chart_102.php>. Acesso em 23/01/2014.

_____. Ministério da Educação. PNAD 2012: cai o percentual de pessoas sem instrução. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/educacao/2013/09/pnad-2012-cai-o-percentual-de-pessoas-sem-instrucao>. Acesso em: 23/01/2014.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 10ª ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

ITAU. Leia para uma criança #issomudaomundo. Disponível em: <https://www.itau.com.br/crianca/>. Acesso em: 24/09/13.

KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. 2ª. ed. São Paulo: Ática, 1987.

KLEIMAN, A. Modelos de letramentos e as práticas de alfabetização na escola. In (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995, p.15- 61.

LEMOS, C. T. G. de, “Prefácio”, in KATO, M. (Org.). A concepção da escrita pela criança. Campinas: Pontes, 1988, p. 9-14.

MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Analfabetismo na mídia: conceitos e imagens sobre o letramento. In. KLEIMAN, Angela (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de letras, 1995, p. 239-266.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e letramento. São Paulo: UNESP, 2004.

ORLANDI, Eni. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2005.

_____. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5 ed. Campinas, SP: Pontes, 2007.

RATTO, Ivani. Ação política: fator de constituição do letramento no analfabeto adulto. In. KLEIMAN, Angela (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de letras, 1995, p. 267-289.

ROJO, Roxane Helena. Concepções não-valorizadas de escrita: a escrita como “um outro modo de falar. In. KLEIMAN, Angela (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de letras, 1995, p. 65-87.

_____. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editora, 2009. STREET, B.V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

SOARES, M. B. Letramento – Um tema em três gêneros. Belo Horizonte, MG: CEALA/ Autêntica, 1998.

VENEZKY, Richard L. In HARRIS, Theodoro L.; HODGES, Richard E. Dicionário de alfabetização: vocabulário de leitura e escrita. Tradução. Beatriz Viégas-Faria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. p. 153.

YOUTUBE. Itaú Criança - Angela Lago. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=yjq-JRKRF20>. Acesso em: 24/09/13.

_____. Itaú Criança: Historinha. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=NW4Rp6RLIQw>. Acesso em: 24/09/13.

_____. Itaú Criança: Ziraldo. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ORMUpQD2H74>. Acesso em: 24/09/13.

_____. Leia para uma criança. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=RHecFHMkZYo>. Acesso em: 24/09/13.

_____. Ler para uma criança. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=VRZePsi1a6o>. Acesso em: 24/09/13.