Propostas de letramento e reflexões teórico-práticas acerca da propaganda/campanha "Leia para uma criança" /Proposal for literacy and theoretical reflections-pratices about advertising/campaign: "Read to a child"
Contenido principal del artículo
Resumen
As crianças, sujeitos sociais, são atravessadas pelo letramento no seu cotidiano. Diante disso, o presente trabalho se propõe a refletir sobre a prática de letramento midiático por intermédio da Campanha “Leia para uma criança #issomudaomundo”, do Banco Itaú. O corpus de análise constitui-se de cinco propagandas veiculadas durante a campanha em 2013 na série “Itaú Criança”. Os dados foram coletados pela internet – via Youtube e site do próprio banco. A análise do corpus é de cunho qualitativo sob o paradigma interpretativista. Este estudo é subsidiado pelas teorias do letramento e pelas proposições advindas da Análise do Dis- curso Francesa (ADF) ancorada nas ideias de Orlandi (2005, 2007), Matencio (1995), Mortatti (2004), Rojo (1995, 2009), Kleiman (1995), entre outros. O estudo revela-se como uma possibilidade de compreender os eventos de letramento e sua contribuição na formação de leitores competentes.
Descargas
Detalles del artículo
Los trabajos publicados son de propiedad de sus autores, que podrán disponer de ellos para posteriores publicaciones, siempre haciendo constar la edición original (titulo original, Enseñanza en Re-Vista, volumen, nº, paginas). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores, no cabiendo cualquier responsabilidad legal sobre su contenido a la Revista o a la EDUFU.
Citas
AURÉLIO, O minidicionário da língua portuguesa. 4ª edição revista e ampliada do minidicionário Aurélio. 7ª impressão – Rio de Janeiro, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Indicadores Gerais: Taxa de analfabetismo. Disponível em: <http://gestao2010.mec.gov.br/indicadores/chart_102.php>. Acesso em 23/01/2014.
_____. Ministério da Educação. PNAD 2012: cai o percentual de pessoas sem instrução. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/educacao/2013/09/pnad-2012-cai-o-percentual-de-pessoas-sem-instrucao>. Acesso em: 23/01/2014.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 10ª ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
ITAU. Leia para uma criança #issomudaomundo. Disponível em: <https://www.itau.com.br/crianca/>. Acesso em: 24/09/13.
KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. 2ª. ed. São Paulo: Ática, 1987.
KLEIMAN, A. Modelos de letramentos e as práticas de alfabetização na escola. In (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995, p.15- 61.
LEMOS, C. T. G. de, “Prefácio”, in KATO, M. (Org.). A concepção da escrita pela criança. Campinas: Pontes, 1988, p. 9-14.
MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Analfabetismo na mídia: conceitos e imagens sobre o letramento. In. KLEIMAN, Angela (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de letras, 1995, p. 239-266.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e letramento. São Paulo: UNESP, 2004.
ORLANDI, Eni. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2005.
_____. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5 ed. Campinas, SP: Pontes, 2007.
RATTO, Ivani. Ação política: fator de constituição do letramento no analfabeto adulto. In. KLEIMAN, Angela (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de letras, 1995, p. 267-289.
ROJO, Roxane Helena. Concepções não-valorizadas de escrita: a escrita como “um outro modo de falar. In. KLEIMAN, Angela (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de letras, 1995, p. 65-87.
_____. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editora, 2009. STREET, B.V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
SOARES, M. B. Letramento – Um tema em três gêneros. Belo Horizonte, MG: CEALA/ Autêntica, 1998.
VENEZKY, Richard L. In HARRIS, Theodoro L.; HODGES, Richard E. Dicionário de alfabetização: vocabulário de leitura e escrita. Tradução. Beatriz Viégas-Faria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. p. 153.
YOUTUBE. Itaú Criança - Angela Lago. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=yjq-JRKRF20>. Acesso em: 24/09/13.
_____. Itaú Criança: Historinha. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=NW4Rp6RLIQw>. Acesso em: 24/09/13.
_____. Itaú Criança: Ziraldo. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ORMUpQD2H74>. Acesso em: 24/09/13.
_____. Leia para uma criança. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=RHecFHMkZYo>. Acesso em: 24/09/13.
_____. Ler para uma criança. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=VRZePsi1a6o>. Acesso em: 24/09/13.