ATENDIMENTO AS ALTAS HABILIDADES SUPERDOTAÇÃO - AH/SD:

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Maria Isabel de Araújo Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Helena Dias Fratari
  • Cleusa Aparecida Oliveira Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v3n1-2016-49623

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Altas Habilidades/Superdotação, Educação Inclusiva

Resumo

Este artigo apresenta de forma objetiva uma discussão sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) numa perspectiva da Educação Inclusiva, sua função, objetivo, estrutura e relevância para complementação/suplementação no processo de escolarização dos alunos público da Educação Especial, em específico para aqueles com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Embora o AEE se constitua legalmente em uma das condições para a inclusão escolar desses alunos, ainda persistem dúvidas quanto aos procedimentos e organizações de programas e de serviços que lhes proporcionem pleno desenvolvimento junto à escola comum regular. De certa forma, isto pode favorecer para que as necessidades dos alunos com AH/SD sejam negligenciadas, podendo resultar em um significativo desperdício de seus potenciais. Nesse sentido, procuramos mostrar que o AEE enquanto serviço da educação especial pode contribuir com a escola regular e alunos para que seja assegurada uma ambiência que lhes possibilite o enriquecimento curricular em todos os estilos e características de suas habilidades e talentos.

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Biografia do Autor

Maria Isabel de Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Educação

Maria Helena Dias Fratari

Mestre em Comunicação visual

Cleusa Aparecida Oliveira Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Educação

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Publicado

2019-07-16

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Artigos