DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Authors

  • Larissa Caroline Silva Jordão Universidade de Uberaba
  • Marcel Alessandro Claro Universidade de Uberaba

Keywords:

Docência universitária, arquiteto-urbanista, teoria e prática, profissional reflexivo

Abstract

Este artigo aborda uma temática que atualmente tem atraído as atenções de pesquisadores em todo o mundo, a docência universitária. Trata-se aqui da docência no ensino de Arquitetura e Urbanismo, por ainda possuir lacunas e potencialidades de estudos que foquem mais especificadamente sobre a formação dos formadores de arquitetos e urbanistas. Objetiva-se analisar como foi o ensino de arquitetura e urbanismo ao longo da história, assim como ele se apresenta na atualidade. Utiliza-se como metodologia a pesquisa qualitativa, com revisões de bibliografias como o trabalho de Schön (2000), o de Pimenta (2002), o trabalho de Graeff (1995). Assim como se revisam os trabalhos de Freire (2002), Rios (2001) e Maragno et al (1999, 2012). Desta forma pretendeu-se avaliar quais os conhecimentos didático-pedagógicos e as competências que os docentes desta área têm ao iniciar sua prática docente. Para a construção desse pensamento foi necessário entender alguns aspectos gerais sobre o ensino superior, compreender o processo histórico pelo qual a universidade e o ensino de arquitetura e urbanismo passaram desde seu primeiro ensino de nível superior associada às Faculdades de Belas Artes e o motivo pelo qual o processo crítico-reflexivo é tão importante para a formação do docente arquiteto-urbanista

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANDRADE, R.M.F.. Artistas coloniais. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1997.

ASSOCIA

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCA

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

JORD

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 24ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GRAEFF, Edgar A., Arte e Técnica na formação do arquiteto. São Paulo: Studio Nobel

MARAGNO, Gogliardo Vieria. Questões sobre a qualificação e o ensino de arquitetura e urbanismo no brasil. São Paulo, 2012.

_______________________. Abertura de novos cursos de arquitetura e urbanismo: uma questão de quantidade ou de qualidade. In: Associação brasileira de escolas de arquitetura. Caderno 21.

PIMENTA, S. Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: Pimenta, S. Garrido; Ghedin, E. (orgs.), Professor Reflexivo no Brasil

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: Por uma docência da melhor qualidade.2.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SCHLEE, Andrey. GUTIERREZ, Ester. COSTA, Fernando. MARAGNO, Gogliardo. OLIVEIRA, Isabel. QUEIR

SCH

Published

2016-03-14