A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Conteúdo do artigo principal

Luciana Cássia de Freitas
Rosane Oliveira Santos

Resumo

O presente artigo objetivou refletir e descrever a participação da família na vida escolar da criança. As pesquisas bibliográficas foram desenvolvidas por intermédio de estudiosos e leis que defendem e fortalecem a participação da família e da comunidade no espaço escolar, a fim de alcançar subsídios teóricos. Isso permitirá, na prática, as observações acerca do centro de referência da parceria entre escola e família no contexto escolar, de forma conscientizada, em que tais agentes são ativos na intensificação da aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades cognitivas da criança. O tema prática pedagógica nos possibilitou verificar, conforme as teorias pesquisadas, que a junção família e escola possui características peculiares como a formação de valores, pois ambas as instituições adquirem o papel de educar o sujeito, diante de princípios morais. As conclusões básicas mostram que a escola pode estimular a participação da família na construção do desenvolvimento da criança, promovendo e fortalecendo a cooperação e a interação entre família e escola. Foi possível constatar que, a partir da experiência de trabalho da pesquisadora, a escola cria um ambiente de autonomia e de confiança nas ações efetivas de melhoria da prática pedagógica, ao se aproximar da família. Esses fatores são primordiais para a aprendizagem da criança e a formação cultural de valores éticos e morais relacionados à vida em sociedade.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Biografia do Autor

Luciana Cássia de Freitas, Universidade Federal de Uberlândia

Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Uberlândia – (UFU).

Rosane Oliveira Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Secretária da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Como Citar

CÁSSIA DE FREITAS, Luciana; OLIVEIRA SANTOS, Rosane Cristina. A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. DiversaPrática, Uberlândia, v. 4, n. 2, p. 74–99, 2019. DOI: 10.14393/DP-v4n2-2017-49845. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/49845. Acesso em: 6 dez. 2025.

Referências

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8.069, de 13-7-1990. 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: . Acesso em 03 jan. 2016.


BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: Acesso em: 16 fev. 2016.


BRASIL. Plano Nacional de Educação: Lei nº 10.172 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em:
. Acesso em 03 jan. 2016.


DESSEN, M. A.; POLONIA, A. C. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. In: Paideia, 2007. Disponível em:. Acesso em 10 nov. 2015.


FERREIRA, A. B. de H. Dicionário da Língua Portuguesa. 5ª Ed. Ed. Positivo: Brasil, 1975. Disponível em: . Acesso em 10 jan 2016.


FERREIRA, W. B. Educar na diversidade: práticas educacionais inclusivas na sala de aula regular. In: Ensaios Pedagógicos - Educação Inclusiva: direito à diversidade. Brasília: SEESP/MEC, 2006.


FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a prática educativa 11 ed. Rio de Janeiro; Paz e terra, 1999.


. Política e Educação. São Paulo: Cortez, 5ª ed. 2001.


GADOTTI, M. et al. Paulo Freire: uma bibliografia. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire; Brasília, DF; UNESCO, 1996


LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente / José Carlos Libâneo, 4ª Ed. – São Paulo: Cortez, 2000- (Coleção Questões da Nossa Época: v. 67).


MAIMONI, E. H; MIRANDA, A. A. B. Uma proposta de avaliação do envolvimento dos pais na vida escolar do filho. Anais do IV Congresso e IV Mostra de Ciências Humanas e Artes (CD-ROM), Viçosa (MG), 1999.


NAVES, M. L. P. Metodologia do Trabalho Científico – Sala Ambiente Metodologia do Trabalho Científico – Apostila do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica. Escola de Gestores da Educação Básica. UFU, s/data.


PELLEGRINI, T. A imagem e a letra: aspectos da ficção brasileira contemporânea. SP: Mercado de Letras; Fapesp, 1999


REGO, T. C. Memórias de escola: Cultura escolar constituição de singularidades. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.


SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 13. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2000.


SCHMIDT, M. J. Também os pais vão a escola. Brasília: Borsoi: 1967


STRICK, C.; SMITH, L. Dificuldades de aprendizagem de A a Z – Um guia completo para pais e educadores. Porto Alegre: ARTMED, 2001.


SZYMANSKI, H. A relação escola/família: desafios e perspectivas. Brasília, DF, Plano Editora, 2003.


VARANI, A.; SILVA, D. C. A relação família-escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.91, n.229, p. 511-527, set/dez 2010. Disponível em:
. Acesso em: 5 out. 2015.