A QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR

uma análise das instituições privadas e públicas ofertantes do curso de engenharia de produção na região sul do brasil

Autores

  • Andressa Amaral de Azevedo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG
  • Alex Lima de Sales Barbosa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG
  • Diego Alexsander Souza Tomaz Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v6n2-2019-58986

Palavras-chave:

Educação, Avaliação, Qualidade, Eficiência

Resumo

A educação é um importante fator para o desenvolvimento das pessoas e concomitantemente para o desenvolvimento de um país.  Para que se possa entender como está a qualidade da educação na sociedade, é necessário que esta seja mensurada através de dispositivos padronizados que entreguem resultados fidedignos ao que está sendo disponibilizado para os educandos. O presente trabalho compara os resultados obtidos nos exames padronizados, pelas Instituições de Ensino Superior privadas e públicas na Região Sul do Brasil, por meio da análise do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador que compõe o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Posteriormente, para mensurar a eficiência das Instituições de Ensino Superior, utiliza-se o método Análise Envoltória de Dados e assim, afirma-se qual categoria de ensino, pública ou privada, é mais eficiente na entrega de qualidade de ensino, alocando melhor os recursos disponíveis na busca de resultados satisfatórios

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Publicado

2021-01-23

Edição

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Artigos