O COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR JUNTO A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Marcos Campos de Menezes
  • Thaís Coutinho de Souza Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v4n2-2017-49850

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Deficiência Intelectual, Coordenador Pedagógico na Inclusão

Resumo

Este artigo traz uma reflexão a respeito das práticas pedagógicas desenvolvidas com alunos que possuem deficiência intelectual, a partir de um apoio significativo por parte do Coordenador Pedagógico ao professor regente. Desse modo, o estudo teve como objetivo primordial estudar, analisar e descrever em quais aspectos o Coordenador Pedagógico pode colaborar para que o professor regente tenha uma prática pedagógica satisfatória junto aos alunos deficientes intelectuais. De maneira particular, teve-se a intenção de verificar o cenário atual das ações pedagógicas desenvolvidas na sala de aula regular e a descoberta por parte do professor regente das potencialidades do aluno com deficiência intelectual, bem como, discutir a importância da formação continuada para este profissional. Para tanto, é possível constatar a relevância desta pesquisa ao considerar que a atuação do coordenador pedagógico como agente de inclusão dentro do ambiente escolar pode potencializar a escolarização de alunos com deficiência intelectual. Nesse sentido, o estudo em sua completude apresenta uma discussão crítica que analisa satisfatoriamente a práxis pedagógica desse profissional com intuito de contribuir para o processo de inclusão educacional desde a escola, na sala e no social. Para desenvolver tais considerações, esse artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica nas obras de diversos autores que discutem a temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Campos de Menezes

Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Uberlândia – (UFU).

Thaís Coutinho de Souza Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Educação no curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia na linha de Pesquisa em Saberes e Práticas Educativas.

Referências

AZEVEDO, E. M. V. M; MORI, N. N. R. O atendimento educacional a pessoas com deficiência. In: AZEVEDO, M. L. N. (org). Política educacional brasileira. Maringá: EDUEM, 2005 (Formação de Professores EAD, n° 13) p. 115-127.


BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional [artigo sobre o ensino a distância]. Decretos. Brasília: Casa Civil da Presidência da República Federativa do Brasil/Subsecretaria para Assuntos Jurídicos, 2005.


_______. Decreto nº 5.773 de 9 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Decretos. Brasília: Casa Civil da Presidência da República Federativa do Brasil/Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2006.


_______. Ministério da Ação Social. Coordenadoria Nacional Para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: MAS/CORDE, 1994.


_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Lei Nº. 7.853, de 24 de outubro de 1989. Brasília: MEC/SEESP, 1989.


_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Decreto nº 3.298, de20 de dezembro de 1999.Brasília: MEC/SEESP, 1999.


_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001.


_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Educação inclusiva: v. 1: a fundamentação filosófica. Brasília: MEC/SEESP, 2004.


_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Inclusão: Revista da Educação Especial. vol.1, n.1, (Janeiro/Julho 2010) Brasília: MEC/SEESP, 2010.


BRITO, A.M.W. Interações e relações entre genitores-criança surda: um estudo de caso. Dissertação de mestrado não publicada, Curso de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília: Ed UNB, 1997.


CAVALCANTE, T. C. F.; LIMA, H. S. de. A formação continuada do professor para a educação inclusiva na rede municipal de Recife. Universidade Federal de Pernambuco. Recife: Centro de Educação, 2009, 25 p.


CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. São Paulo: Makron Books, 1996.


DESSEN, M. A.; SILVA, N.L. P. Análise da produção científica na área de deficiência mental e família. Cadernos de Psicologia e Educação Paidéia. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto: Ed. USP, 2007.


GOMES, A. L. L. V. et al. Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Mental. Brasília: SEESP / MEC, 2007.


GOMES, A. L. L. V.; POULIN, J. R.; FIGUEIREDO, R.V. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: o atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.


JESUS, S. C. Inclusão Escolar e a Educação Especial. Universidade Federal de Juiz de Fora. Set. 2005. Disponível em: <www.ufjf.br/virtu/files/2010/04/artigo-2a8.pdf>. Acesso em 12 dez. 2015.


LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico.1. ed. São Paulo: Cortez, 2011.


MANTOAN, M. T. E. (org.). Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.


PETEAN, E.B.L. Avaliação qualitativa dos aspectos psicológicos do aconselhamento genético através do estudo prospectivo do atendimento das famílias. Tese de Doutorado, Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Campinas: Ed. UNICAMP, 1995.


RAIMUNDO, H. F. Como fazer análise documental. Porto: Universidade de Algarve, 2006. Disponível em: <http://educaeic.blogspot.com/2006/10/como-fazer-anlise-documental.html>. Acesso em 12 jan. 2016.


ROPOLI, E.A. et al. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Universidade Federal do Ceará, 2010.


SASSAKI, R. K. Educação On-line. Entrevista com Romeu KazumiSassaki realizada pela Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação e do Desporto. Revista Integração. NI 20, Ano 8, pp. 8-10, 1998. Disponível em:
<http://www.educacaoonline.pro.br/index.php?option=com_content&view=article&id=108:entrevista-com-romeu-kazumi-sassaki-realizada-pela-secretaria-de-educacao-especial-do-ministerio-da-educacao-e-do-desporto&catid=6:educacao-inclusiva&Itemid=17>. Acesso 15 dez. 2015.


WIKIPÉDIA. Blog. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog>. Acesso em 15 dez. 2015.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Edição

Seção

Artigos