OS DOCENTES E AS CONDIÇÕES DO MAGISTÉRIO NOS ANOS DE 1930
DOI:
https://doi.org/10.14393/DP-v3n1-2016-49618Palavras-chave:
condições do magistério, Escola Nova, Cecília MeirelesResumo
Neste trabalho discutiremos as representações sobre as condições do magistério nos anos de 1930 e de 1940 tendo como fontes de análise as crônicas escritas e publicados no “Diário de Notícia” por Cecília Meireles nos anos de 1930 a 1933, bem como duas reportagens construídas pela autora e publicada na revista. Hoje nas escolas as condições de trabalho nem sempre são favoráveis mesmo em instituições federais; e já em 1930 essa era a realidade e uma preocupação daqueles que se dedicavam aos estudos sobre práticas docentes. A resistência do professorado às novas práticas educativas, a dificuldade em se transformar os velhos modelos escolares, a má remuneração e a falta de condições de trabalho, a exploração do trabalho docente, a falta de participação das famílias, dentre outras questões presentes também nas crônicas de Cecília Meireles. Assim, por meio da discussão das representações sobre a docência e condições do magistério nos anos de 1930 - tendo em vista questões estruturais, salariais, valorização da profissão - objetivamos problematizar a profissão docente.
Downloads
Referências
CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Ed. Unesp, 1999.
LÔBO, Yolanda. Cecília Meireles. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Massangana, 2010.
SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
______. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
SAVIANI, Dermeval et al. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2006.
PINTASSILGO, Joaquim. A profissão e a formação no discurso dos professores do ensino liceal português. In: XAVIER, Libânia Nacif et al. (Org.). Escola, culturas e saberes. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
VICENTINI, Paula Perin. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.