OS DOCENTES E AS CONDIÇÕES DO MAGISTÉRIO NOS ANOS DE 1930

Autores

  • Mariana Batista do Nascimento Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v3n1-2016-49618

Palavras-chave:

condições do magistério, Escola Nova, Cecília Meireles

Resumo

Neste trabalho discutiremos as representações sobre as condições do magistério nos anos de 1930 e de 1940 tendo como fontes de análise as crônicas escritas e publicados no “Diário de Notícia” por Cecília Meireles nos anos de 1930 a 1933, bem como duas reportagens construídas pela autora e publicada na revista. Hoje nas escolas as condições de trabalho nem sempre são favoráveis mesmo em instituições federais; e já em 1930 essa era a realidade e uma preocupação daqueles que se dedicavam aos estudos sobre práticas docentes. A resistência do professorado às novas práticas educativas, a dificuldade em se transformar os velhos modelos escolares, a má remuneração e a falta de condições de trabalho, a exploração do trabalho docente, a falta de participação das famílias, dentre outras questões presentes também nas crônicas de Cecília Meireles. Assim, por meio da discussão das representações sobre a docência e condições do magistério nos anos de 1930 - tendo em vista questões estruturais, salariais, valorização da profissão - objetivamos problematizar a profissão docente.

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Publicado

2019-07-16

Edição

Seção

Artigos