SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOCENTE:
VIVÊNCIAS DE PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NO CENÁRIO DO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.14393/DP-v3n1-2016-49617Palavras-chave:
Educação, Saúde do Trabalhador, Promoção da Saúde, Qualidade de Vida, Quality of lifeResumo
A saúde do trabalhador docente está altamente comprometida. As altas demandas de trabalho, acadêmicas e pessoais comprometem a qualidade de vida e sobretudo, a saúde laboral docente. Esse trabalho objetiva analisar a temática da saúde do trabalhador no campo da educação superior, relatando a vivência da intervenção do programa de qualidade de vida, atendendo a livre demanda de 30 docentes, com faixa etária entre 32 e 45 anos. Esses trabalhadores da educação relatavam queixas de lombalgias, cervicobraquialgias e cefaleias tensionais foram entrevistados no mês de outubro de 2015 e submetidos a um Programa de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida até dezembro de 2015, numa Instituição particular de Ensino Superior na cidade de Uberlândia/Minas Gerais. Ao final das sessões foram computados 19 docentes (10 homens e 09 mulheres) obtiveram redução das algias em 85% enquanto que 06 obtiveram resultados de 70 a 55%. Com base nesses resultados destaca-se a importância da aplicação de Programas de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida a grupos específicos, como o caso desses docentes. Além disso, tais dados tendem a ressaltar a necessidade desses Programas nos cenários da Docência do Ensino Superior, desenvolvendo saúde dentro e fora dos muros da escola.
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Referências
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