REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

Autores

  • Cinara Aparecida de Moraes Universidade Federal de Uberlândia
  • José Gonçalves Teixeira Junior Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

dificuldades de aprendizagem, contextualização, ensino de Cálculo, ensino de Química

Resumo

: A presente pesquisa teve como objetivo verificar a relação das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral com as de Química, identificar possibilidades de aplicação dos conteúdos destas disciplinas e verificar as concepções de alguns professores sobre essas relações. Para isso, utilizou-se de entrevistas semiestruturas cujo propósito era obter as informações a partir das palavras dos entrevistados, de suas descrições das situações, elucidando detalhes. Os sujeitos da pesquisa foram professores do curso de Química e Matemática, ambos de uma universidade pública. Foi observada a importância do Cálculo no curso de Química, bem como as dificuldades dos alunos e professores para os processos de ensino e aprendizagem desta ciência. Pode-se concluir que o Cálculo é uma ferramenta para o curso de Química. O fato dos alunos não gostarem e terem dificuldades tem relações com conhecimentos adquiridos do ensino fundamental e médio e, como estão sendo ensinados esses conteúdos no ensino superior. Também ficam evidentes as dificuldades dos professores de Matemática ao ensinar Cálculo sem o conhecimento da aplicação em Química.

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Publicado

2014-10-15

Edição

Seção

Artigos