PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL SOB A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES
Main Article Content
Abstract
Este artigo tem como objeto de análise a perspectiva de professores de matemática, que lecionam na rede estadual paulista na região de Campinas, sobre práticas de desenvolvimento profissional que vivenciam em cursos de formação continuada promovidos pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo (SEESP) ou mediante participação em grupos de estudo. Para isso, foram analisadas opiniões e percepções obtidas através de perguntas abertas de um questionário. Em síntese, foi possível concluir que os professores investigados, valorizam as práticas de reflexão e análise sobre suas práticas de ensinar e aprender matemática em sala de aula, sobretudo quando desenvolvidas em grupos de estudos, e apresentaram opiniões divergentes acerca dos cursos oferecidos pela SEESP, não percebendo, nestes cursos, uma instância de problematização das práticas escolares vigentes.
Downloads
Download data is not yet available.
Article Details
Section
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, in an institutional repository or publish as a book), with acknowledgment of its initial publication in this journal.
Open Access Policy
How to Cite
FIORENTINI, Dario; CRECCI, Vanessa Moreira. PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL SOB A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES. DiversaPrática, Uberlândia, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/19781. Acesso em: 6 dec. 2025.