A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS PRIMÃRIAS EM MINAS GERAIS E OS PRINCÃPIOS PARA A ESCOLARIZAÇÃO DE MENINAS (SÉCULO XIX).
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo se insere nas discussões relacionadas à história da profissão docente e à formação de professoras para a educação das primeiras letras na primeira metade do século XIX em Minas Gerais. A partir de um manual argentino, Cartas sobre a educação das meninas por huma senhora americana, traduzido para o português em 1838 e distribuído para uso de professoras de primeiras letras, discute-se sobre os princípios norteadores da escolarização de meninas, presentes no manual; o artigo trata igualmente das representações de gênero e os respectivos papéis de homens e mulheres, idealizados na e para a sociedade oitocentista.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Jinzenji, M. Y. (2011). A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS PRIMÃRIAS EM MINAS GERAIS E OS PRINCÃPIOS PARA A ESCOLARIZAÇÃO DE MENINAS (SÉCULO XIX). Cadernos De História Da Educação, 10(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/13153
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).