Cadernos de História da Educação

O periódico Cadernos de História da Educação adota, desde 2021, a modalidade de publicação contínua, com veiculação de aproximadamente quarenta e cinco artigos anualmente. Os autores são pesquisadores brasileiros e estrangeiros da área de História da Educação, vinculados a diferentes instituições universitárias no país e no exterior. O periódico está classificado no estrato A2 do Qualis/Capes (Área de Educação, 2013-2016). O fluxo de recebimento de propostas é contínuo, com possibilidade de submissão de originais redigidos em português, inglês, espanhol, francês e italiano, com foco específico na área de História da Educação. O conteúdo publicado no periódico interessa principalmente aos estudiosos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros vinculados à temática da História da Educação, mas, também, a todos aqueles que se preocupam em conhecer os avanços do conhecimento no âmbito das Ciências Humanas. O periódico não cobra qualquer valor dos autores para submissão, processamento e publicação dos artigos.

Registro

ISSN: 1982-7806 (On Line)

Histórico

O periódico científico Cadernos de História da Educação foi criado em 2002, no formato impresso, sob o ISSN 1807-3859. Em 2008, passou a ser disponibilizado em versão integral também em meio eletrônico, por meio da plataforma SEER (OJS), do IBICT/MCT, sob o ISSN 1982-7806. Desde 2008, o periódico, em sua versão on line, disponibilizou, em caráter de acesso livre, a versão integral de todos os textos publicados. De 2002 a 2008 a publicação foi anual. De 2009 até 2014, foi semestral. Em 2015, o periódico passou a ser publicado quadrimestralmente. Neste mesmo ano de 2015 passou a ser publicado exclusivamente em meio eletrônico. Em 2014, o periódico Cadernos de História da Educação foi classificado no estrato A2 do Qualis/Capes (Área de Educação). Em 2015, houve ampliação dos conselhos editorial e consultivo (pareceristas) do periódico, conferindo maior consistência quanto ao caráter internacional de seus membros, bem como, no que se refere à dimensão nacional, ampliação da diversidade regional e estadual. Assim, o que já estava a ocorrer nas colaborações publicadas, também passou a encontrar sólida correspondência na composição da equipe editorial do periódico. Em 2015, o periódico foi escolhido para ser preservado na Rede Cariniana (Ibict/MCT), bem como para ser arquivado na Keepers Registry (Universidade de Edimburgo, Escócia; International Standard Serial - ISSN, Paris, França), o que, evidentemente, colabora para a segurança da guarda do acervo digital do periódico, mas, também, destaca a importância que a comunidade científica confere ao mesmo”. Em 2017, foram estabelecidos editores associados, com a finalidade de favorecer o processo de internacionalização do periódico. No que se refere aos países de língua portuguesa, exceto o Brasil, os editores associados são de Portugal, Joaquim Pintassilgo (Universidade de Lisboa) e Luís Alberto Marques Alves (Universidade do Porto). Para os países de língua espanhola, os editores associados são da Espanha, Antón Costa Rico (Universidade de Santiago de Compostela) e Miguel Somoza Rodríguez (Universidad Nacional de Educación a Distancia). Para os países de língua inglesa, os editores associados são dos Estados Unidos, Karl Lorenz (Sacred Heart University) e Noah W. Sobe (Loylola University Chicago). Por fim, em 2018, a revista passou a envidar os melhores esforços para que os artigos aprovados sejam publicados em versões bilíngues, no idioma original e em inglês.

Foco e Escopo

O periódico Cadernos de História da Educação está vinculado à área de História da Educação, cobrindo uma série de temáticas próprias dessa área, o que inclui: História das Instituições Escolares, História das Disciplinas Escolares, História do Pensamento Educacional, Imprensa e História da Educação, Historiografia da Educação etc. O periódico pretende divulgar os resultados de estudos e de pesquisas de caráter científico realizados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros afetos à temática da História e Historiografia da Educação, bem como promover o intercâmbio de ideias e de novos conhecimentos entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros vinculados a instituições acadêmico-científicas que se dediquem à investigação no campo da História e da Historiografia da Educação.

Processo de Avaliação pelos Pares

As colaborações submetidas aos Cadernos de História da Educação são enviadas para dois avaliadores, preferencialmente, membros do Conselho Consultivo, com reconhecida experiência de pesquisa na temática da História da Educação. Dos pareceres emitidos pelos avaliadores constam quatro opções: 1) Aceitar; 2) Aceitar com revisões; 3) Submeter a outra revista; 4) Rejeitar. Porém, quando os pareceres sobre um mesmo trabalho divergem, a colaboração submetida é encaminhada para um terceiro e último parecerista. De posse destes pareceres, os membros da Comissão Editorial têm a responsabilidade de decidir sobre a pertinência de publicação da colaboração no periódico. Os pareceristas e os membros da Comissão Editorial procedem à análise e avaliação das colaborações submetidas a partir dos seguintes critérios: I - Quanto ao conteúdo: as colaborações submetidas devem ser afetas à temática que identifica o periódico, História e Historiografia da Educação. II - Os artigos de pesquisa e opinião devem: a) refletir a existência de um problema relevante; b) significar avanço na reflexão ou na ciência; c) ter um posicionamento do autor sobre o tema em questão; d) ter, no máximo, 20 (vinte) páginas com espaço simples. III - As resenhas devem: a) ter até 05 (cinco) páginas em espaço simples; b) apresentar clara noção da obra, de seu autor, das ideias nela contidas, bem como o posicionamento do resenhador e sua recomendação ou não da obra; IV - As colaborações devem manifestar coerência e clareza na exposição das ideias, com articulação lógica entre os principais fatos e argumentos apresentados, levando-se em conta a ótica do leitor ideal ou possível do periódico, com argumentos e fatos sempre expostos de modo claro e distinto, facilitando o acompanhamento do discurso. V - A critério do Conselho Editorial será avaliada a conveniência de se publicar números temáticos ou de se encomendar trabalhos a autores de renome na área de História da Educação. VI - Os artigos encomendados serão analisados e avaliados pela Comissão Editorial do periódico que disporá sobre a pertinência da publicação em função da qualidade do texto. O tempo médio de três meses tem sido suficiente para o processo de análise pelos consultores, decisão da Comissão Editorial e comunicação dos resultados ao(s) autor(es) acerca de uma colaboração submetida ao periódico. A publicação da colaboração aprovada, por seu turno, tem levado, em média, doze meses, a contar da data de submissão da colaboração por seu(s) autor(es).

Creative Commons

CC BY-NC-ND 4.0

Publicação

Indexadores

Preservação

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Diretrizes de conduta ética

Em conformidade com as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), a Comissão Editorial dos Cadernos de História da Educação recomenda que:

1) O(s) autor(es) da proposta de publicação de artigo científico conheça(m) o disposto no site do COPE (http://publicationethics.org), no qual podem ser encontradas informações importantes relacionadas à ética em pesquisa;

2) Antes da submissão observe-se os seguintes critérios:

a) artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;

b) na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

c) todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores.

Diretrizes de controle de plágio

As propostas de publicação recebidas pelo periódico Cadernos de História da Educação serão analisados pelo Plagius (https://www.plagius.com/br), com os seguintes critérios:

1) quando constatado plágio, a proposta será recusada.

2) no que se refere à incidência de autoplágio, a tolerância será de até 30%, com exclusão de citações e referências deste percentual.

3) quanto aos textos publicados anteriormente em anais de eventos científicos, será necessário fazer menção a este fato, em nota de rodapé, a partir do título, com referência explícita à primeira publicação.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Modelo de financiamento

O periódico adota o sistema de acesso aberto, com custos de publicação incorporados às despesas correntes da Universidade Federal de Uberlândia, por meio de duas unidades específicas, a Faculdade de Educação (Faced) e a Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu) com possibilidade de obtenção de apoio juntos às agências de fomento à pesquisa, notadamente, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Disponibilidade de exemplares impressos

Exterior

  1. Faculdade de Ciências da Educacão – Granada – Espanha
  2. Pontifícia Universidade Católica de Chile – Santiago – Chile
  3. Universidad Autónoma de Madrid – Madrid – Espanha
  4. Universidad de Barcelona – Barcelona – Espanha
  5. Universidad de Sevilha – Sevilha – Espanha
  6. Universidade Autonoma do México – Distrito Federal – México
  7. Universidade de Bordeaux 1 – Bordeaux – França
  8. Universidade de Buenos Aires – Buenos Aires – Arg entina
  9. Universidade de Coimbra – Coimbra – Portugal
  10. Universidade de Lisboa – Lisboa – Portugal
  11. Universidade de Salamanca – Salamanca – Espanha
  12. Universidade de Santiago de Compostela – Santiago de Compostela – Espanha
  13. Univers idade do Minho – Braga – Portugal
  14. Universidade do Porto – Porto – Portugal
  15. Universidade Évora – Évora – Portugal
  16. Universidade Lusófona – Lisboa – Portu gal
  17. Université de Paris (Sorbonne) – Paris – França

Brasil

  1. Arquivo Público Mineiro – Belo Horizonte – MG
  2. Centro de Pesquisa e Docum. de História Conte mp. do Brasil – Rio de Janeiro – RJ
  3. Fundação Casa de Rui Barbosa – Rio de Janeiro – RJ
  4. Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – RJ
  5. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
  6. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – São Paulo – SP
  7. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – RS
  8. Universidade Brasília – Brasília – DF
  9. Universidade Católica Dom Bosco – Campo Grande – MS
  10. Universidade de São Paulo – São Paulo – SP
  11. Universidade de Uberaba – Uberaba – MG
  12. Universidade de Sorocaba
  13. Universidade do Estado de Santa Catarina – Florianópolis – SC
  14. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – RJ
  15. Universidade Estadual de Campinas – Campinas – SP
  16. Universidade Estadual de Londrina – Londrina – PR
  17. Universidade Estadual de Maringá – Maringá –PR
  18. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – Campos – RJ
  19. Universidade Estadual Paulista – São José do Rio Preto – SP
  20. Universidade Federal da Bahia – Salvador – BA
  21. Universidade Federal da Grande Dourados – Dou rados – MS
  22. Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – PB
  23. Universidade Federal de Alagoas – Maceió – AL
  24. Universidade Federal de Goiás – Goiânia – GO
  25. Universidade Federal de Juiz de Fora – Juiz de F ora – MG
  26. Universidade Federal de Mato Grosso – Cuiabá – MT
  27. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campo Grande – MS
  28. Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
  29. Universidade Federal de Pernambuco – Recife – PE
  30. Universidade Federal de Roraima – Boa Vista – RR
  31. Universidade Federal de Roraima – Roraima – RR
  32. Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis – SC
  33. Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria – RS
  34. Universidade Federal de São Carlos – São Carlos – SP
  35. Universidade Federal de São João del Rei – São João del Rei – MG
  36. Universidade Federal de São Paulo – São Paulo – SP
  37. Universidade Federal de Uberlândia – Minas Gerais – MG
  38. Universidade Federal de Viçosa – Viçosa – MG
  39. Universidade Federal do Acre – Rio Branco – AC
  40. Universidade Federal do Amapá – Macapá -AP
  41. Universidade Federal do Amazonas – Manaus – AM
  42. Universidade Federal do Ceará – Fortaleza – CE
  43. Universidade Federal do Espírito Santo – Vitória – ES
  44. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Ri o de Janeiro –RJ
  45. Universidade Federal do Maranhão – São Luís – MA
  46. Universidade Federal do Pará – Belém – PA
  47. Universidade Federal do Paraná – Curitiba – PR
  48. Universidade Federal do Piauí – Teresina – PI
  49. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio d e Janeiro – RJ
  50. Universidade Federal do Rio Grande – Rio Grande - RS
  51. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Natal – RN
  52. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – RS
  53. Universidade Federal do Tocantis – Palmas – TO
  54. Universidade Federal Fluminense – Niterói – RJ

Permutas

Internacionais

  1. Educação. Temas e Problemas – Universidade de Évora - Portugal
  2. Revista Educação, Sociedade & Culturas – Universidade do Porto - Portugal
  3. Revista Investigar em Educação – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Portugal
  4. Revue Histoire de l´Éd ucation – Institut National de Recherche Pédagigique – França
  5. Anuário – Revista da Sociedad Arge ntina de Historia de la Educación – Argentina
  6. History of Education – History of Education Society – Inglaterra
  7. History of Education Quarterly - Revista da History of Education Society – Estados Unidos
  8. History of Education Re searcher – History of Education Society – Inglaterra
  9. Revista de Historia de la Educación - Sociedad Chilena de Historia de la Educación – Chile
  10. Revista de Histor ia de la Educación - Universidad de Salamanca – Espanha
  11. Revista Iberoamericana de Educación - Organización de Estados Iberoamericanos – Espanha
  12. Revista Portuguesa de Pedagogia – Universidade de Coimbra –Portugal
  13. Sociology of Education - American Sociological Association – Estados Unidos

Nacionais

  1. Revista História & Ensino – Universidade Estadual de Londrina – Paraná
  2. Cadernos CEDES - C entro de Estudos Educação e Sociedade – São Paulo
  3. Contemporaneidade e Educação – Inst. de Est. da Cultura e Educação Continuada – Rio de Janeiro
  4. Revista Brasileira de Educação – Assoc. Nac. de Pós - Grad. e Pesq. em Educação – Rio de Janeiro
  5. Revista Brasileira de História da Educação – Sociedade Brasileira de Educação – São Paulo
  6. Revista Educação e Pesquisa – Universidade de São Paulo – São Paulo
  7. Revista Educação e Sociedade – Centro de Estudos Educação e Sociedade – São Paulo