Castigos e punições no método lancasteriano: a educação (des)humanista no Século XIX
Contenuto principale dell'articolo
Abstract
Os castigos lancasterianos contidos no Decreto Lei de 1827 ficaram adstritos a um fragmento do Livro de Lancaster traduzido por Guilherme Skinner. A descrição dos castigos lancasterianos no Brasil são descritos em uma sobreposição hermenêutica desse manuscrito sem ir à fonte primária. Fizemos uma pesquisa in loco no British Museum em Londres nos livros originais de Joseph Lancaster. Objetivo foi entender diretamente da obra do autor a descrição dos castigos nas escolas de primeiras letras e sua forma. Utilizamos como metodologia o método indiciário com uma pesquisa in loco e interpretação qualitativa, documental e bibliográfica. Os resultados demonstram que os castigos lancasterianos se diziam humanos e contrários aos suplícios físicos, mas representava constrangimento moral, sofrimento psicológico e constrição física: penas similares às usadas em cárceres nos adultos.
Dettagli dell'articolo
Fascicolo
Sezione

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Come citare
Riferimenti bibliografici
BASTOS, Maria Helena Câmara. O Ensino monitorial/mútuo no Brasil. In: BASTOS, Maria Helena Camara (org). Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1999, p.63-75.
BASTOS, Maria Helena Câmara. A instrução pública e o ensino mútuo no Brasil: uma história pouco conhecida (1808-1827). História da Educação. Vol.1,1997. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/30631. Acesso em 16/09/2012.
BASTOS, Maria Helena Câmara. A educação elementar e o Método Lancaster no correio brasiliense (1816). História da Educação. Vol. 9, 2005. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/29207. Acesso em 16/09/2012.
BASTOS, Maria Helena Câmara. O ensino monitorial/mútuo no Brasil (1827-1854). In: Histórias e memórias da educação no Brasil, século XIX. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 34-51.
CHIZZOTTI, Antonio. A Constituinte de 1823. In: Omar Fávero. A educação nas constituintes brasileiras (1823-1988). Campinas: Autores Associados, 2005.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Instrução elementar no Século XIX. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes. Escola, política e cultura: a instrução elementar nos anos iniciais do império brasileiro. Belo Horizonte: Argumentum, 2011.
FRANCISCO FILHO, Geraldo. A educação brasileira no contexto histórico. Campinas: Alínea, 2004.
FRANCISCO FILHO, Geraldo. Escola, política e cultura: a instrução elementar nos anos iniciais do império brasileiro. Belo Horizonte: Argvmentvum, 2006.
FRANCISCO FILHO, Geraldo. Estado, cultura e escolarização em Minas Gerais, no século XIX. In Vidal, Diana Gonçalves. A memória e a sombra: a escola brasileira entre o império e a república. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 117-135.
FERNANDES, Rogério. A difusão do Ensino Mútuo em Portugal no começo do Século XIX. In: BASTOS, Maria Helena Camara. A Escola Elementar do Século XIX. Passo Fundo: Ediupf, 1999. p.17-30.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 2004.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Petrópolis: Vozes, 1998.
GILES, Thomas Ransom. História da Educação. São Paulo: EPU, 1987.
GINZBURG, Carlos. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
GINZBURG, Carlos. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GONDRA, José; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.
HERBART, Johann Friedrich. Pedagogia geral. Lisboa: Fundação Calouste Glbenkian, 1971.
HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. O Ensino mútuo na província de São Paulo: primeiros apontamentos. In: BASTOS, Maria Helena Camara (org). A Escola elementar do século XIX: o método monitorial/mútuo. Passo Fundo: Ediupf, 1999. p.101-112.
LANCASTER, Joseph. The British System of education: Being a complete epitome of the improvements and inventions practiced by Joseph Lancaster: to which is added, a report of the trustees of the Lancaster School at Georgetown. Published by: Joseph Milligan and by William Cooper. Washington, 1812.
LANCASTER, Joseph. The Lancasterian system of education, with improvements. Baltimore:WN Ogden Nilles, printer. 1821.
LANCASTER, Joseph. Improvements in education, as it respect the industrious classes of community. Piccadilly, London: Darnton & Harvey, 1803.
LANCASTER, Joseph. Epitome of some of the chief events and transactions in the life of Joseph Lancaster: containing an account of the rise and progress of the Lancasterian system of education and the author’s future prospects of usefulness to mankind. New York: Baldwin & Peck. 1833.
LESAGE, Pierre. A pedagigia nas escolas mútuas no século XIX. In: BASTOS, Maria Helena Camara (Org). A escola elementar no século XIX: o método monitorial/mútuo. Passo Fundo: Ediupf, 1999. p. 4-17.
LINS, Ana Maria Moura. O Método Lancaster: educação elementar ou adestramento? In: BASTOS, Maria Helena Camara. (Org). A escola elementar no século XIX: o método monitorial/mútuo. Passo Fundo: Ediupf, 1999. p.49-61.
LOPEZ, Claudina & Narodowski, Mariano. El mejor de los métodos posibles: La introduccuón del método lancasteriano em Iberoamerica em el temprano siglo XIX. In: BASTOS, Maria Helena Camara. (Org). A escola elementar no século XIX: o método monitorial mútuo. Passo Fundo: Ediupf, 1999. p.30-42.
MANACORDA, Mário Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1992.
MOACYR, Primitivo. A instrução e o império: subsídios para a história da educação no Brasil, 1823-1853. São Paulo: Ed. Nacional, 1936.
NEVES, Fátima Maria. O Método lancasteriano e o projeto de formação disciplinar do povo (São Paulo, 1808-1889). Universidade Estadual Paulista/Faculdade de Ciências e Letras, 2003. Tese de Doutorado em história. p.2-145. Disponível em: www.unesp.br. Acesso em 02/06/2012.
NEVES, Fátima Maria. O método de Lancaster e a memória de Martim Francisco. Disponível em: http://168.96.200.17/ar/libros/anped/0210T.PDF. Acesso em 26/09/2012.
NÓVOA, Antonio. Apresentação. In: BASTOS, Maria Helena Camara. (Org). Histórias e memórias da educação no Brasil, século XIX. Petrópolis: Vozes, 2011. P.9-13.
PIRES DE ALMEIDA, José Ricardo. História da instrução pública no Brasil (1500-1889). São Paulo: EDUC, 1989.
RICHARDSON, Robert Jarry. Pesquisa social métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
SALMON, David. Joseph Lancaster. London: The British and foreign school society, 1904.
SAVIANI, Dermeval. O Legado educacional do século XIX. Campinas: Autores Associados, 2005.
SCHNEIDER, Omar e GONDRA Gonçalves José (Org.). Educação e instrução na província do Espírito Santo. in: Educação e instrução nas províncias e na corte imperial (1822-1889). Vitória: EDUFES, 2011. p. 239-270
SIQUEIRA, Francisco Antunes de. Memórias do passado: a Vitória através de meio século (1832-1897). Vitória: Florecultura, 1999.
TOBIAS, José Antonio. História da educação brasileira. São Paulo: Editora Juriscredi, 1974.
VIDAL, Diana Gonçalves; Hilsdorf Maria Lucia Spedo (Org). Brasil 500 anos: Tópicos em história da educação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.