Reforma agrária no Vale do Rio Doce

as dinâmicas da territorialização nos três assentamentos de reforma agrária em Governador Valadares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153523

Resumo

O artigo apresenta dinâmicas de territorialização de três assentamentos de reforma agrária situados no município de Governador Valadares, no vale do Rio Doce/MG. Tomando os assentamentos como territórios busca-se, sob a perspectiva de líderes e assentados, compreender sua territorialização em um recorte temporal baseado nas datas de ocupação, da legalização e da criação dos assentamentos. Esses marcos cronológicos servirão de guia para a compreensão da configuração espaço/temporal e socioespacial dos três assentamentos considerando os distintos caminhos que caracterizam a territorialização de cada um.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denis Boaventura da Silva, Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Mestrado Interdisciplinar em Gestão Integrada do Território, Universidade Vale do Rio Doce-UNIVALE, Governador Valadares, MG.

Maria Terezinha Bretas Vilarino , Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Doutorado em História/UFMG. Professora adjunta na Universidade Vale do Rio Doce-UNIVALE, Governador Valadares, MG.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

BOAVENTURA DA SILVA, D.; BRETAS VILARINO , M. T. . Reforma agrária no Vale do Rio Doce: as dinâmicas da territorialização nos três assentamentos de reforma agrária em Governador Valadares. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 35 Abr., p. 499–528, 2020. DOI: 10.14393/RCT153523. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/51504. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos