“Do tempo do espalhamento (ñemosarambipa) ao tempo do direito

r-existências Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul, Brasil, na dinâmica do território

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153913

Resumen

El propósito de este trabajo es señalar elementos de reflexión, comprensión y diálogo sobre las luchas y la r-existencias de los movimientos indígenas Guaraní y Kaiowá por la recuperación de sus territorios tradicionales en el estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. El análisis se inserta en el contexto de la expansión y consolidación de las relaciones mercantiles, donde el tiempo-espacio del capital y el tiempo-espacio cosmológico Guaraní y Kaiowá se enfrentan a través de sus sujetos sociales. Tratamos de considerar las categorías centrales presentes en cada una de estas sociedades y, a continuación, intentamos comprender cómo se interrelacionan. Estos estudios son relevantes en la medida en que señalan estrategias para la construcción de nuevos caminos, nuevos derechos, nuevas posibilidades de ser-en-el-mundo y, simultáneamente, en el ámbito gnosiológico, para demarcar la dimensión ontológica como fundamento concreto para entender estas relaciones.

 

Palabras clave: Kaiowá y Guarani. Territorio. Espacio. Tiempo. R-existencias.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Yukari Mizusaki, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Geografia  pela UNESP/Presidente Prudente e mestrado em geografia agrária pela mesma instituição. Doutorou-se  em Geografia Humana pela FFLCH/USP. Atualmente é professora associada da Universidade Federal da Grande Dourados, trabalhando nos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia (mestrado e doutorado). Trabalha com geografia agrária, com ênfase nos seguintes temas: Estado, conflitos e disputas territoriais, campesinato, relação agricultura x indústria, (re)existência Guarani e Kaiowá.

José Gilberto de Souza, Universidade Estadual Paulista, Campus Rio Claro

Graduação (Licenciatura e Bacharelado - 1990/1991) e Mestrado em Geografia (1994) pela Universidade Estadual Paulista - FCT/UNESP - Câmpus de Presidente Prudente, Doutorado em Geografia Humana (1999) Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Livre Docência (2008) pela Universidade Estadual Paulista - FCAV-UNESP Câmpus de Jaboticabal. Pós-Doutorado na Universidad de Salamanca (2010-2011). Presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB/Nacional) 2016/2018. Secretário da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) 2019-2021.Iniciou sua carreira docente na Rede Pública Paulista, no Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM), onde foi Professor de Didática, Metodologia de Ensino de Conteúdos de Geografia e Estágio Supervisionado (1992-1994), professor dos cursos de Graduação (1992-1994) e Pós-Graduação (2001-2012) em Geografia na Unesp Câmpus de Presidente Prudente, Professor dos Cursos de Graduação em Ciências Agrárias (1995 a 2009) e do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (2002-2010) na Unesp Câmpus de Jaboticabal. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) - Unesp - Câmpus Rio Claro e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI/UNESP- São Paulo). Leciona nos Cursos de Licenciatura/Bacharelado em Geografia e Pedagogia. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Metodologia de Pesquisa e Ensino de Geografia, Geografia Política e Geografia Agrária. Co-autor dos livros Geografia e Conhecimentos Cartográficos: a cartografia no movimento de renovação da Geografia brasileira Ed. UNESP/FAPESP, 2001; Reforma Agrária e Crédito Agrícola. Ed.Unesp (Cultura Acadêmica), 2009; Geografia: ensino e formação de professores. Ed. Lutas Anticapital, 2020.

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

MIZUSAKI, M. Y. .; DE SOUZA, J. G. “Do tempo do espalhamento (ñemosarambipa) ao tempo do direito: r-existências Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul, Brasil, na dinâmica do território. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 39 Dez., p. 223–250, 2020. DOI: 10.14393/RCT153913. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/60991. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Território e Resistências no Campo Brasileiro