Conflitos que cercam o processo de implantação da RESEX de Tauá-Mirim – São Luís – MA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153901

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise dos conflitos que cercam o processo de criação da Reserva Extrativista de Tauá-Mirim, localizada a sudoeste da ilha de São Luís – Estado do Maranhão. Além de observar a burocracia para a implantação da reserva extrativista, pondera-se também sobre as constantemente ameaçadas que as comunidades localizadas na RESEX sofrem pelos grandes projetos de desenvolvimento que procuram se instalar na região. Nessa perspectiva, adverte-se sobre a urgência de sua oficialização, sobretudo, pela necessidade da preservação de seus manguezais, áreas de várzeas e nascentes, assim como da reprodução de várias espécies marinhas e da consideração devida com as comunidades tradicionais que ali vivem. Para isso, utilizou-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com análise através da pesquisa qualitativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Alves de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Especialista em Supervisão, Gestão e Planejamento Educacional pelo Instituto de Educação Superior Franciscano - IESF; Graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA; Graduação em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - Ceará.

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

ALVES DE SOUSA, M.; SILVA, D. V. da . Conflitos que cercam o processo de implantação da RESEX de Tauá-Mirim – São Luís – MA. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 39 Dez., p. 3–18, 2020. DOI: 10.14393/RCT153901. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/60281. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Conflitos Sócio-Ambientais no Agrário Brasileiro