A agricultura urbana como forma de uso e ocupação no espaço urbano

o caso do bairro Lagoa Redonda em Fortaleza-Ceará

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153704

Resumen

A prática da Agricultura Urbana (AU) perpassa os aspectos de reprodução de atividades específicas do campo dentro das cidades, embora também englobe tal premissa, a AU surge como prática reconhecida pelo cultivo de culturas diversas e a criação de animais em áreas urbanas. Na cidade de Fortaleza essa atividade encontra-se espacializada em alguns bairros, dentre os quais se destaca o bairro Lagoa Redonda, por concentrar uma quantidade significativa de hortas, o que norteia o debate acerca da permanência dessas hortas frente aos diferentes usos que o solo urbano adquire principalmente no contexto das disputas territoriais do espaço urbano. Logo, versa sobre os benefícios e provisões que tal atividade exerce, a qual encabeça a reflexão de como o uso e a ocupação estabelecidos podem ser passíveis e possíveis de reprodução. A pesquisa utilizou levantamento bibliográfico e de dados secundários, visita em lócus no bairro, em órgãos e laboratórios específicos, bem como o auxílio das técnicas de geoprocessamento para análise e elaboração de material cartográfico. Os resultados fomentam a análise e compreensão da viabilidade de um uso e ocupação que aproveita os espaços para a reprodução da AU.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Carla Alves Gomes, Universidade Estadual do Ceará

Graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Geoambiental, Agricultura Urbana e Risco Ambiental. Especialista em Geoprocessamento Aplicado à Analise Ambiental e Recursos Hídricos, Mestre em Geografia pelo programa de pós-graduação em Geografia da UECE. Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Geografia da UECE, e participa da Supervisão do Grupo de Estudos Análise Geoambiental do Semiarido e suas Paisagens de Exceção do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados-Labgeo/UECE

Maria Lúcia Brito da Cruz, UECE

Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1986), Especialização em Sensoriamento Remoto pelo Instituto nacional de pesquisas Espaciais - INPE(1989), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1998), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2010) e Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Pará-UFPA(2018). Atualmente estou professora da Universidade Estadual do Ceará junto aos cursos de Geografia em nível de Graduação e Pós-Graduação. Tento Ser e Saber Fazer Geografia.

Publicado

2020-09-15

Cómo citar

GOMES, A. C. A. .; CRUZ, M. L. B. da . A agricultura urbana como forma de uso e ocupação no espaço urbano: o caso do bairro Lagoa Redonda em Fortaleza-Ceará. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 37 Ago., p. 68–86, 2020. DOI: 10.14393/RCT153704. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/53462. Acesso em: 17 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos